Economia

Preço da gasolina e do diesel sobem nesta terça-feira (26); esse é o segundo aumento do mês

Reajuste será repassado às distribuidoras e devem custar no bolso dos motoristas

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Petrobras
Preço da gasolina e do diesel sobem nesta terça-feira (26); esse é o segundo aumento do mês
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

25 de outubro de 2021 - 11:42 - Atualizado em 26 de outubro de 2021 - 08:59

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (25) que o preço da gasolina e do diesel serão reajustados a partir desta terça-feira (26). Desta vez, o aumento será repassado às distribuidoras e será de R$ 0,21 por litro de gasolina e R$ 0,28 por litro de diesel. O comunicado foi enviado por nota.

Somente neste mês de outubro, é a segunda vez que os combustíveis sobem em todo país. No dia 9, o reajuste foi de 7,2% na gasolina. Com os novos aumentos, o acumulado do ano aponta que a gasolina já subiu 73,4% nas refinarias e o diesel 65,3%.

Em nota, a Petrobras informou que o reajuste é necessário devido a uma demanda atípica do próximo mês. Além disso, é impactado pelo valor do petróleo no mercado mundial.

Bolsonaro e o novo aumento

Na véspera de um novo reajuste do preço dos combustíveis, o presidente da República, Jair Bolsonaro, garantiu, neste domingo (24), que o governo federal não vai interferir na execução da atual política de preços da Petrobras e de nenhum outro setor.

Bolsonaro, no entanto, confirmou que tem conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o futuro da empresa energética, não descartando, inclusive, a opção de privatização – hipótese que admitiu ser “complicada.”

“Alguns querem que a gente interfira no preço, mas não vamos interferir no preço de nada. Isto já foi feito no passado e não deu certo”, disse o presidente ao admitir que não tem poderes para influenciar na definição de negócios e de preços da companhia.