Economia

Paraná recebe selo e título de embaixador do turismo seguro em relação à Covid-19

Estado pode emitir certificados a municípios e empreendimentos que cumprem as normas de segurança

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Agência Estadual de Notícias
Paraná recebe selo e título de embaixador do turismo seguro em relação à Covid-19
(foto: Alessandro Vieira/SEDEST)

26 de outubro de 2021 - 19:07 - Atualizado em 26 de outubro de 2021 - 19:07

O Paraná recebeu do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTCC), o Selo Safe Travels e o título de embaixador do turismo seguro em relação às medidas sanitárias contra a Covid-19. O selo ajuda a promover o turismo e a economia, oferecendo segurança aos turistas que visitam o Estado. A entrega foi feita nesta terça-feira (26), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Com o título de embaixador do turismo seguro, o Estado pode emitir certificados a municípios e empreendimentos que cumprem as normas de segurança.

Na mesma cerimônia, a Paraná Turismo agraciou com o certificado os municípios de Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu e os empreendimentos Muro Alto, do setor de eventos, de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba; o Jeito Mineiro Restaurante e o Hotel San Juan Royal, ambos de Curitiba.

Para o vice-governador Darci Piana a conquista do selo e do título de embaixador do turismo seguro representam um salto na promoção do segmento.

“Isso é fruto de um trabalho minucioso na criação dos materiais que foram divulgados e apresentados a quem atua no setor. O selo mostra que esse esforço do Paraná em promover o turismo está sendo reconhecido nacionalmente e até internacionalmente”.

disse Piana

O Governo do Estado, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, tem procurando fazer com que todos entendam que o Paraná é um destino turístico. “Queremos que as pessoas venham ao Estado e possam circular, permanecendo por mais de um dia e conhecendo atrativos diversos”, afirmou.

O diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, destacou que a conquista do Selo Safe Travels se soma a outras iniciativas desenvolvidas no Brasil pelo Ministério do Turismo, como o Selo Turismo Responsável, que já vem sendo adotado por empresas do segmento no Paraná.

Requisitos 

Para conquistar o selo e o título de embaixador do turismo seguro, o Estado teve que seguir uma série de pré-requisitos, que são atualizados conforme as informações disponíveis sobre a Covid-19.

Como primeiro passo, a Resolução número 12/2020, da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, criou um Grupo de Trabalho para elaborar Manuais de Conduta Segura na Prevenção da Covid-19.

Ao todo, foram cinco manuais específicos para os setores de alimentação, bares e restaurantes, hospedagem, eventos, atrativos turísticos culturais e naturais e agenciamento e transporte.

Reconhecimento  

Em todo o Estado, 220 empresas já estão habilitadas a receber o certificado e outras 469 estão em fase de capacitação junto à Paraná Turismo e ao Sebrae-PR para garantir o selo de segurança em relação às medidas sanitárias adotadas.

Os três empreendimentos agraciados com os certificados nesta terça-feira (26) representaram os demais. Participaram da solenidade Thammy Mayra Tonegawa e Marcelo Zanon Simão, do Muro Alto; Maria Lopes Bonamigo, do Jeito Mineiro Restaurante; e Jaqueline Cristina de Oliveira Falcão, empresária do San Juan Royal.