Economia

Lagarde diz que BCE está revisando regras para ativos das autoridades de política monetária

Reuters
Reuters
Lagarde diz que BCE está revisando regras para ativos das autoridades de política monetária
Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde,

28 de outubro de 2021 - 10:49 - Atualizado em 28 de outubro de 2021 - 10:50

FRANKFURT (Reuters) – A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira que o banco está revendo suas regras sobre os ativos pessoais das autoridades de política monetária e se esforçou para ser o mais transparente possível sobre a questão.

O BCE foi instado a tornar mais rígidas as regras que regem os investimentos pessoais de seus formuladores de política monetária –a maioria dos quais escolhe seus próprios fundos, ações e títulos.

“Publicamos as participações que os membros da diretoria têm, que os membros do Conselho de Governança têm e assim por diante”, disse Lagarde a repórteres, após a reunião de política monetária do banco.

“Nosso comitê de ética e o diretor de ética estão atualmente revisando, revisando essas regras para garantir que tudo seja simples, transparente, sem qualquer conflito, e que essas regras sejam seguidas e respeitadas por todos os membros envolvidos.”

O Federal Reserve proibiu na semana passada compras de ações individuais por seus principais funcionários e revelou outras restrições após um alvoroço sobre negociações feitas em 2020, quando o banco central dos EUA interveio para impedir um colapso nos mercados financeiros enquanto a pandemia de Covid-19 se alastrava.

Um porta-voz do BCE disse na semana passada que o banco central vinha revisando seu arcabouço ético há algum tempo, principalmente com o objetivo de harmonizar as regras entre as diferentes autoridades nacionais, mas se recusou a comentar os detalhes.

(Por Francesco Canepa)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9R0VP-BASEIMAGE