Economia

Ibovespa recua com receio sobre inflação nos EUA e balanços no radar

Reuters
Reuters
Ibovespa recua com receio sobre inflação nos EUA e balanços no radar
.

12 de maio de 2021 - 11:31 - Atualizado em 12 de maio de 2021 - 11:35

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa recuava nesta quarta-feira, com Marfrig, Carrefour e Banco Inter entre as maiores quedas após resultados trimestrais, enquanto BR Distribuidora disparava após balanço e renegociação de dívida.

Wall Street reforçava o sinal negativo, após dados de inflação mais altos do que o esperado nos Estados Unidos alimentarem receios de retirada de estímulos monetários à economia norte-americana.

Às 10:54, o Ibovespa caía 1,19 %, a 121.495,95 pontos. O volume financeiro somava 6,65 bilhões de reais.

O declínio vem após o Ibovespa renovar máximas de fechamento desde janeiro, encostando em 123 mil, com alta de 0,87% no fechamento de terça-feira. [nL1N2MY2SD

Em Nova York, o S&P 500 recuava 0,66%.

O índice de preços ao consumidor nos EUA subiu 0,8% em abril depois de avançar 0,6% em março, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 0,2%.

“A surpresa no índice é inegável”, afirmou o estrategista-chefe do banco digital modalmais, Felipe Sichel, ponderando que espera forte volatilidade nos dados dos próximos meses em razão da sedimentação do processo de reabertura.

“Para efeitos do Fed, a menos que haja sustentação da inflação acima de 2% por um período razoavelmente longo de tempo, o elevado desemprego deveria prevalecer na definição de política monetária”, avaliou.

DESTAQUES

– MARFRIG ON perdia 4,6%, apesar de divulgar na véspera seu melhor primeiro trimestre da história com impulso da operação nos EUA. O Ebitda ajustado somou 1,7 bilhão de reais, alta de quase 39,7% ano a ano, enquanto a receita líquida cresceu 27,7%, para 17,2 bilhões de reais.

– CARREFOUR BRASIL ON caía 4,5%, após divulgar alta de 5% no lucro do primeiro trimestre, mas queda de 1,3% no resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado.

– BANCO INTER UNIT perdia 4,3%, mesmo após lucro de 20,8 milhões de reais no primeiro trimestre, revertendo prejuízo de 8,4 milhões de reais um ano antes. Após bater máximas históricas no começo do mês, as units do banco digital acumulam queda de quase 16% em maio.

– NOTRE DAME INTERMÉDICA ON recuava 4,2%, tendo no radar prejuízo de 27,9 milhões de reais no primeiro trimestre, revertendo lucro de 160,4 milhões de reais um ano antes, afetada pelo aumento da sinistralidade no período por causa da pandemia de Covid-19.

– BR DISTRIBUIDORA ON disparava 8,4%, reagindo ao resultado do primeiro trimestre, quando a distribuidora de combustíveis mais do que dobrou o lucro, mas também acordo de renegociação de dívida com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

– PETROBRAS PN subia 0,3%, também entre as poucas altas do Ibovespa, favorecida pela alta dos preços do petróleo no exterior e com agentes financeiros na expectativa do resultado trimestral da petrolífera, aguardado para a quinta-feira, após o fechamento do mercado.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH4B0Z8-BASEIMAGE