Economia

Ibovespa avança com mineração e siderurgia sem tirar PEC do radar

Reuters
Reuters
Ibovespa avança com mineração e siderurgia sem tirar PEC do radar
Sede B3

8 de novembro de 2021 - 12:02 - Atualizado em 8 de novembro de 2021 - 12:05

Por Patricia Vilas Boas e Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa buscava se firmar no positivo nesta segunda-feira, apoiado particularmente na recuperação de papéis de mineração e siderurgia e a abertura positiva em Wall Street, apesar da manutenção de incertezas relacionadas à PEC dos Precatórios.

Às 11:44, o Ibovespa subia 0,74%, a 105.598,9 pontos. O volume financeiro somava 5,4 bilhões de reais.

Em Wall Street, os pregões abriram no azul, com o Dow Jones atingindo um recorde, após o Congresso dos Estados Unidos aprovar na noite de sexta-feira lei de infraestrutura de 1 trilhão de dólares.

No Brasil, na última sexta-feira, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu a execução orçamentária das emendas de relator, chamadas de “orçamento secreto”, usadas nas negociações para conseguir votos favoráveis à PEC dos Precatórios.

A PEC, que altera as regras sobre as dívidas do governo cujo pagamento foi determinado pela Justiça, abre espaço fiscal para um benefício social temporário até o final de 2022, quando o presidente Jair Bolsonaro deve tentar a reeleição.

Na semana passada, o texto-base da proposta foi aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados por uma margem pequena, o que trouxe desconfiança sobre uma segunda aprovação, esperada para a terça-feira –e necessária antes de seguir para o Senado.

“A decisão da ministra já atrasa a votação em segundo turno na Câmara, prevista para essa semana, além de dar tempo para a oposição articular junto aos deputados, visando mudar o placar favorável ao governo”, afirmou a equipe da CM Capital.

O plenário do Supremo Tribunal Federal irá avaliar a decisão de Weber em sessão extraordinária virtual entre terça e quarta-feira.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), porém, garantiu que a votação do segundo turno da PEC ocorrerá nesta terça-feira e que ela será aprovada.

No final da tarde desta segunda, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reunirá com o presidente do STF, Luiz Fux, para discutir a decisão de Rosa Weber.

A partir desta segunda-feira, a bolsa paulista passa a fechar mais tarde, com o término do call de fechamento às 18h.

DESTAQUES

– VALE ON avançava 4%, encontrando respaldo nos futuros do minério de ferro na Ásia, após as ações acumularem queda de quase 10,5% na semana passada. GERDAU PN subia 5,2%, tendo de pano de fundo aprovação de lei de infraestrutura no Congresso dos EUA. Ainda no setor, USIMINAS PNA valorizava-se 4,5%, com números da Anfavea mostrando alta na produção e vendas de veículos no país em outubro ante setembro.

– CIELO ON ganhava 8,3%, tendo no radar melhora na recomendação das ações da empresa de meios de pagamentos pelo JPMorgan, de ‘underweight’ para ‘neutra’. No setor, GETNET BRASIL UNIT subia 1,5%.

– PETROBRAS PN avançava 2,9%, também recuperando-se das perdas da semana passada, de mais de 5%, beneficiada nesta segunda-feira pelo sinal positivo nos preços de petróleo no mercado externo. No setor, PetroRio, que disparou no último pregão, subia 3,8%, abandonando fraqueza inicial.

– BANCO DO BRASIL ON valorizava-se 0,6% antes do balanço do terceiro trimestre, previsto para após o fechamento do mercado. No setor, ITAÚ UNIBANCO PN subia também 0,6% após o BC autorizar o banco a comprar 11,38% da XP INC. . BANCO INTER UNIT recuava 4,7%, pior desempenho entre os bancos do Ibovespa, após valorização de cerca de 30% da semana passada.

– BB SEGURIDADE recuava 1%, após o braço de seguro e previdência do BB reportar queda no lucro no terceiro trimestre mais cedo, bem como revisar guidance para as reservas de previdência (PGBL e VGBL) da Brasilprev

– PETZ ON caía 3,4% antes do resultado do terceiro trimestre, aguardado para após o fechamento da bolsa paulista.

– M.DIAS BRANCO ON, que não está no Ibovespa, avançava 7%, mesmo após a fabricante de massas e biscoitos reportar declínio no lucro do terceiro trimestre, uma vez que a receita líquida marcou recorde no período, com aumento de preços para recompor margens.

(Edição de Eduardo Simões)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA70UT-BASEIMAGE