BERLIM (Reuters) – As exportações alemãs aumentaram em abril, impulsionadas pelo crescimento do comércio com os Estados Unidos, sugerindo uma recuperação contínua na maior economia da Europa.

As exportações com ajuste sazonal aumentaram 0,3% no mês, após um aumento revisado para cima de 1,3% em março, informou a Agência Federal de Estatísticas da Alemanha nesta quarta-feira.

“Depois de 11 aumentos consecutivos, o setor de exportação pode pegar leve. Especialmente porque suas perspectivas continuam positivas”, disse Alexander Krueger, do Bankhaus Lampe.

As exportações para os Estados Unidos aumentaram 59,9% em relação a abril do ano passado, logo após a Alemanha impor seu primeiro lockdown para conter o coronavírus.

No ano, as exportações para a China cresceram 16% enquanto os envios para o Reino Unido aumentaram 64%, o primeiro aumento desde o início do ano e da conclusão do Brexit, com a saída do Reino Unido da União Europeia.

As importações caíram 1,7% após um aumento de 7,1% no mês anterior, à medida que mais empresas alemãs relataram gargalos e aumento nos custos das matérias-primas.

“A escassez de materiais e a falta de produtos preliminares estão pesando na produção industrial”, disse Thomas Gitzel, do VP Bank.

Pesquisa da Reuters apontava um aumento de 0,5% nas exportações e queda de 1,1% nas importações. O superávit da balança comercial foi de 15,9 bilhões de euros, ante 14 bilhões de euros em março.

(Por Riham Alkousaa)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH580QQ-BASEIMAGE

9 jun 2021, às 09h54. Atualizado às 09h55.
Mostrar próximo post
Carregando