(Reuters) – O presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, repetiu nesta segunda-feira sua visão de que o atual aumento da inflação é em grande parte “temporário” e desaparecerá à medida que as pressões do lado da oferta forem resolvidas, mas ele também soou menos convencido com essa hipótese do que anteriormente.

“Eu esperava ver mais progresso até agora”, disse Evans em comentários preparados para a Associação de Fornecedores de Equipamentos Originais, acrescentando que há sinais de que as pressões inflacionárias podem estar crescendo de forma mais generalizada, incluindo aumentos nos aluguéis.

“Esses acontecimentos merecem um monitoramento cuidadoso e apresentam um maior risco altista às minhas perspectivas de inflação do que eu imaginava no verão (do Hemisfério Norte) passado.”

É notável que Evans, um dos membros mais ‘dovish’ (inclinado a condições monetárias mais expansionistas) do Fed, esteja articulando uma preocupação crescente sobre a inflação, mas talvez não seja muito surpreendente, dado que as medidas de aumento de preços estão há meses muito acima da meta de 2% do Fed.

Economistas esperam que a leitura de outubro do índice de preços ao consumidor, que será divulgada nesta semana, mostre alta de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mas Evans também observou que as expectativas de inflação com base em pesquisas e preços do mercado financeiro também sugerem que a inflação de hoje, acima do usual, é temporária.

(Por Ann Saphir)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA7166-BASEIMAGE

8 nov 2021, às 16h29. Atualizado às 16h30.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Tarde
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando