Economia

Dólar tem forte alta ante real com PEC dos Precatórios no radar

Reuters
Reuters
Dólar tem forte alta ante real com PEC dos Precatórios no radar
Notas de 100 dólares

8 de novembro de 2021 - 10:06 - Atualizado em 8 de novembro de 2021 - 10:10

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar apresentava forte alta nesta segunda-feira, deixando o real com o pior desempenho entre as principais moedas globais, com a PEC dos Precatórios dominando o foco dos participantes do mercado após decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber de suspender execução das emendas de relator.

A medida da ministra suspende o instrumento de distribuição de recursos que ficou convencionado chamar de “orçamento secreto” diante da dificuldade de rastrear os beneficiários dos repasses, e veio em meio às negociações para votação na terça-feira do segundo turno da proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda as regras de pagamento dos precatórios e faz alterações no teto de gastos.

Guilherme Esquelbek, da Correparti Corretora, escreveu que a decisão de Weber “pode atrasar a votação em segundo turno” da PEC dos Precatórios. A proposta é encarada como prioritária pelo governo por permitir a abertura de espaço fiscal de mais de 80 bilhões de reais e o financiamento do Auxílio Brasil no valor mínimo de 400 reais por família.

Embora não seja vista com bons olhos pelos mercados financeiros, uma vez que é considerada prejudicial para a credibilidade fiscal do país, a PEC passou a ser vista como a melhor saída possível para a incerteza que têm dominado os mercados nas últimas semanas em meio à pressão do governo por mais gastos.

Às 10:05, o dólar avançava 1,21%, a 5,5894 reais na venda. Enquanto isso, na B3, o dólar futuro de maior liquidez tinha alta de 0,97%, a 5,614 reais.

O desempenho do dólar nesta segunda-feira vem também na esteira de forte desvalorização registrada na última sessão, quando o dólar spot fechou em queda de 1,53%, a 5,5225 reais na venda.

Enquanto isso, no exterior, o índice do dólar tinha leve queda de 0,1%.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA70NL-BASEIMAGE