Economia

Biden se reencontrará com negociadora republicana para tentar salvar acordo de infraestrutura

Reuters
Reuters
Biden se reencontrará com negociadora republicana para tentar salvar acordo de infraestrutura
Presindente dos EUA, Joe Biden e senadora republicana Shelley Capito em reunião na Casa Branca, Washington

4 de junho de 2021 - 09:51 - Atualizado em 4 de junho de 2021 - 12:47

Por Jarrett Renshaw e Trevor Hunnicutt

WASHINGTON(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontrará com a principal negociadora republicana de gastos com infraestrutura nesta sexta-feira conforme os dois tentam chegar a um acordo que satisfaça seus respectivos campos, hoje profundamente divididos.

Biden se reunirá com a senadora Shelley Moore Capito poucos dias depois de ter proposto descartar sua proposta de aumento de impostos corporativos para preservar a esperança em um pacto bipartidário.

A situação continuava indefinida –e desafiadora– antes das conversas desta sexta-feira. Biden corre o risco de criar divisões entre os democratas, alguns dos quais acreditam que ele pode estar cedendo demais aos republicanos.

Biden aventou a possibilidade de desistir de seu plano de elevar os impostos corporativos a até 28% durante uma reunião com Capito no Salão Oval na quarta-feira, disseram fontes. Ao invés disso, ele propôs estabelecer uma taxa mínima de 15% para garantir que todas as empresas paguem impostos.

Mesmo assim, a oferta mais recente da Casa Branca para um projeto de lei de infraestrutura de cerca de 1 trilhão de dólares ainda é quatro vezes superior ao que os republicanos estão dispostos a gastar.

Líderes republicanos endossaram cerca de 257 bilhões em gastos novos, mas nem querem ouvir falar de grandes aumentos de impostos para financiar a construção de estradas, pontes, aquedutos e outros projetos.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH530NK-BASEIMAGE