Culinária

Uma família que nasceu para cozinhar junta: conheça os Galva

A Grande Batalha de Receitas traz eles e mais 11 famílias para competirem com seus pratos.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Uma família que nasceu para cozinhar junta: conheça os Galva

25 de agosto de 2021 - 14:22 - Atualizado em 26 de agosto de 2021 - 16:04

Paola Galva (30) e Lorena Linhares Borges de Macedo Galva (35) tiveram a sorte de se encontrar na vida e, mais do que isso, na cozinha. As cunhadas são representantes da família Galva em A Grande Batalha de Receitas, próximo reality da RIC Record TV, que estreia em setembro. Para completar, o time o responsável por uni-lo: Roberto, esposo de Lorena e irmão de Paola . 

O trio se completa quando decide fazer refeições em conjunto: enquanto Roberto é o churrasqueiro oficial da família, Lorena é uma verdadeira especialista em risoto. Já Paola adora preparar um docinho. Entre vários, a cheesecake é a que faz mais sucesso.

O gosto pela preparação de alimentos veio junto com as mudanças da vida. Há cerca de cinco anos, Roberto e Lorena casaram e descobriram que nenhum dos dois sabia cozinhar muito bem. Apesar de saber o básico, ela não gostava e nem se arriscava a algo mais elaborado. Para ele, a única experiência como cozinheiro durou sete meses, quando fez um intercâmbio para a Nova Zelândia.

“Foi vendo colegas de apartamento cozinhando e nos reunindo para o jantar que começou esse gosto.”, relata.

“Começamos com aquele famoso resto do que sobrou na geladeira para juntar e ver no que dva”, diz Roberto quando lembra dos primeiros dias de casamento. Mas com uma casa – e uma cozinha – só deles, tudo mudou. “A gente começou a querer inovar, provar e descobrir coisas novas. Agora, sempre gostamos de tomar um vinho enquanto cozinhamos juntos”, comenta Lorena.

Logo depois, foi Paola quem saiu da casa dos pais para morar com o noivo. A partir daí, seu “lado gastronômico”, como ela mesma diz, aflorou: começou a testar novos pratos e tentar novas receitas nos dias em que recebia visitas de amigos e familiares.

Os irmãos lembram juntos dos encontros para almoçar na casa da avó paterna que têm em comum, onde a família de origem italiana costumava se reunir antes da pandemia de coronavírus. No mês passado, em seu aniversário de 90 anos, eles combinaram de fazer uma surpresa para agradecê-la: organizaram uma carreta de carros, com buzina e bexigas, na frente de sua casa.

“Quando penso em comida de família, a primeira coisa que me vem à mente é quantidade, quantidade, quantidade e disputa para falar. Quando chegamos na casa da minha mãe ou na casa da mãe do Roberto, fica uma bagunça na mesa.”, afirma Lorena. “É um falando mais alto que o outro, um atravessando a mesa enquanto o outro conta uma história, uma piada ou dá bronca”, completa Roberto

A participação no reality é uma maneira encontrada para voltar a ter os familiares, ou uma parte deles, em torno da mesa novamente. A ideia partiu de Paola, que resolveu inscrever o irmão e a cunhada sem nem questioná-los. A sorte foi quando ambos toparam o desafio sem nem questionar.

“A ansiedade vem de ficar frente a frente com outra família.”, diz Paola, que se considera a mais competitiva do grupo. Ela faz uma ressalva: “Estou empolgada pois acho que a gente vai se divertir, ter um momento em família e se a gente ganhar vai ser incrível, maravilhoso!”.

A competitividade da mais nova do trio, no entanto, já contagiou os outros dois. Roberto está preocupado e ansioso pelo momento de “começar pravaler”. Por fim, Lorena afirma “não aguentar mais” o prato que escolheram para a competição e já está sendo objeto de testes. Ela ainda fala: “Para mim, o que mais impacta é ter que cozinhar para jurados importantes. Se eu já tive vergonha de cozinhar para minha família, imagina para quem realmente entende do assunto?”

Mas, apesar da tensão inicial, o principal objetivo com essa nova experiência é compartilhar os sentimentos presentes quando estão em família.

“Com as pessoas que você ama de lado, é possível superar qualquer desafio e adversidade. São elas que vão te apoiar sempre quem você tem que realmente dar valor”, afirma Roberto com certeza.

A Grande Batalha de Receitas é apresentada por Zaeli e conta com o patrocínio de Britânia, Verde MaisMóveis Gazin,Senac Alegra Foods.

Por Talita Souza