Culinária

Iscas de fígado acebolado: receita boa e barata para fazer para a família; confira

A nutricionista Priscila Dabaghi compartilhou ao Balanço Geral os segredos desta boa receita

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Iscas de fígado acebolado: receita boa e barata para fazer para a família; confira
Iscas de fígado acebolado: receita boa e barata para fazer em casa; confira (Foto: Reprodução/Balanço Geral)

22 de outubro de 2021 - 16:01 - Atualizado em 22 de outubro de 2021 - 16:01

Diante do alto preço da carne, o fígado bovino pode ser uma ótima opção para aquele almoço em família. Rico em ferro, a preparação desta carne pode ser acompanhada com diversos outras receitas, como o quibebe de abóbora. Para quem deseja se arriscar na cozinha, a nutricionista Priscila Dabaghi compartilha os segredos desta boa receita. Pegue papel e caneta e anote:

Iscas de fígado acebolado

Ingredientes:

  • 500g de bife de fígado;
  • 1 cebola;
  • 1/2 limão;
  • 1 copo de água;
  • 3 copos de óleo vegetal de sua preferência;
  • Sal, salsinha e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Lave, seque e pique a salsinha e corte em tiras a cebola em formato de meia lua. Lave o fígado em água corrente e seque com papel-toalha. Limpe o bife, retirando as veias e nervos e corte em tiras finas. Depois disso, aqueça uma frigideira e adicione uma colher de óleo. Acrescente a cebola e a refogue até dourar. Transfira o refogado para uma tigela e coloque mais uma colher de óleo na frigideira. Adicione metade do fígado.

O próximo passo é deixar os bifes darem uma dourada por volta de cinco minutos, mexendo de vez em quando. Dica: não deixe por muito tempo para não endurecer a carne. Depois, transfira as tiras douradas para a tigela com a cebola. Coloque novamente mais uma colher de óleo e repita o processo com o restante da carne.

Após este procedimento, volte a cebola com o fígado para a frigideira e tempere com sal e pimenta. Em uma panela, coloque a água, o caldo de limão e raspe os queimado do fundo da frigideira para formar um molho ralo. Desligue o fogo e misture a salsinha picada na receita.

Quibebe de Abóbora

Ingredientes:

  • 1/2 kg de abóbora (Pescoço ou Cabotiá – aproveite o melhor preço);
  • 2 dentes de alho;
  • 1 cebola picada;
  • 2 copos de óleo vegetal;
  • Sal, pimenta, um ramo de alecrim e cebolinha verde picada a gosto.

Modo de preparo

Descasque e corte a abóbora escolhida em pedaços pequenos e pique o alho e a cebola. Após isso, aqueça o óleo e refogue primeiramente a cebola. Acrescente o alho aos poucos e deixe fritar até começar a dourar. Junte a abóbora, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 10 minutos, ou até a abóbora ficar macia. Abafe com a tampa por cinco minutos.

Feito isso, mexa mais um pouco e aperte a mistura para desmanchar os pedaços maiores de abóbora que sobraram. Acrescente o alecrim e depois de uns dois minutos, apague o fogo e acrescente a cebolinha.

Tudo pronto? Agora é só chamar a família e servir.