Culinária

Chef Kika Marder se prepara para novo desafio na carreira: participar de um reality de gastronomia

Em A Grande Batalha de Receitas, ela vai usar sua capacidade de adaptação como jurada

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Chef Kika Marder se prepara para novo desafio na carreira: participar de um reality de gastronomia
Foto: divulgação

18 de agosto de 2021 - 11:13 - Atualizado em 18 de agosto de 2021 - 11:13

Uma curitibana nata que desenvolveu um jeito único de cozinhar e não para de se renovar. Assim pode ser definida Kika Marder. Ela, que sempre sonhou em participar de um reality show, irá compor o time de jurados de A Grande Batalha de Receitas, programa que estreia em setembro na RIC Record TV.

Foi com a avó que Kika aprendeu a cozinhar e desenvolveu gosto por colocar a mão na massa. A primeira escolha foi, no entanto, para a publicidade. Durante uma viagem da faculdade, descobriu a possibilidade de atuar na gastronomia. Depois disso, buscou formação tanto no Brasil como na França. 

O início da carreira foi como assistente do chef Celso Freire, período que a preparou para abrir seu próprio negócio. O bistrô Sel et Sucre teve mais de uma década de sucesso até que foi encerrado em agosto do ano passado para dar espaço à uma loja com seus produtos que leva seu próprio nome na marca. Em 2021, outra novidade: um canal no Youtube em que ensina receitas das mais triviais até aquelas elaboradas que levam seus maiores segredos.

Em meio aos projetos profissionais, a comida sempre a faz retomar relacionamentos humanos e familiares.”O encontro, as boas conversas e até as brigas em família acontecem em torno da mesa. O momento da refeição é um momento de encontro, de compartilhar e da catarse”, afirma a chef. 

Para Kika, a comida tem papel essencial de unir pessoas em todo o mundo e de contar histórias de raças, povos e nações, pois faz parte da cultura. Em sua terra natal, o Paraná, ela ressalta a qualidade e diversidade gastronômica, “capaz de atender a todos os gostos, preferências e valores”. Juntamente a essas características,  na visão da profissional, a pandemia aumentou ainda mais a capacidade de resistência e reinvenção no estado: “Eu mesma sou um exemplo disso”, diz.

Parte dessa reinvenção é protagonizada, inclusive, pela própria Kika que, depois dos desafios dos últimos dois anos, encara uma nova missão como jurada de A Grande Batalha de Receitas. Ela compartilha seus sentimentos para esse momento: “Quando fui convidada para participar, fiquei muito feliz, pois sempre sonhei em ser jurada de um reality e a RIC Record tomou a iniciativa de ter um programa nesse estilo com o jeito dos paranaenses”.

Kika completa dizendo que, mais do que julgar, espera compartilhar o que já aprendeu ao longo da trajetória. “Minha expectativa é poder orientar os participantes e dividir com eles os meus conhecimentos, para que todos possam sair desse reality conhecendo um pouco mais e motivados a cozinhar”, afirma.