Cotidiano

Tem eletrônicos pra jogar fora? Última coleta do ano em Curitiba será sábado (04)

Podem ser levados ar-condicionado, micro-ondas, TVs, torradeiras, batedeiras, aspiradores, ventiladores, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, computadores, tablets, celulares e acessórios, impressoras, monitores, etc.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Prefeitura de Curitiba
Tem eletrônicos pra jogar fora? Última coleta do ano em Curitiba será sábado (04)
Último recolhimento de eletroeletrônicos do ano é neste sábado. Foto: Luiz Costa/SMCS

2 de dezembro de 2021 - 18:19 - Atualizado em 2 de dezembro de 2021 - 18:19

A última chance do ano de desentulhar a casa dos eletroeletrônicos que não funcionam mais é neste sábado (4/12/2021). A Prefeitura fará o recolhimento desses resíduos, via drive-thru, das 9h às 15h, em sete pontos: nos parques Barigui, Bacacheri, São Lourenço, Tingui e Náutico, na Administração Regional do Cajuru e na Praça Desembargador Armando Carneiro (Portão). 

O recolhimento é feito por associações do Ecocidadão (responsáveis pela separação de recicláveis). Os endereços e acessos estão abaixo.

Podem ser entregues equipamentos como ar-condicionado, micro-ondas, TVs, torradeiras, batedeiras, aspiradores, ventiladores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores, carregadores de celular e afins.

O material coletado vai ser enviado à Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, na Rua João Bettega, implantada após a assinatura de um termo de cooperação do município com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, lembra que, além de liberar espaço em casa, ao levar o lixo eletrônico aos drive-thrus ou outros pontos oferecidos pela Prefeitura a população ajuda na conservação do meio ambiente, evitando a contaminação do solo e do lençol freático, bem como na melhoria da renda dos catadores.

“Assim garante-se que a destinação vai ser adequada, com a separação e tratamento de componentes contaminantes e o retorno para a cadeia produtiva das peças que podem ser reaproveitadas”,

explica Leila.

Equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos fora de uso podem ser entregues, ainda, à coleta seletiva ou levados a um dos dez ecopontos que a cidade oferece em diferentes bairros da cidade.

Horários e locais

Data: 4/12/2021 (sábado)
Horário: das 9h às 15

Locais

– Parque Barigui: estacionamento próximo ao heliponto, entrada pela BR-277
– Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
– Parque São Lourenço: acesso pela Rua José Brusamolin
– Parque Tingui: acesso pela Rua José Casagrande, próximo à ponte
– Parque Náutico: acesso pelo estacionamento, pela Av. Mal. Floriano Peixoto, s/n
– Praça Desembargador Armando Carneiro: Rua Lourival Portella Natel c/ Rua Levino Schier, acesso pela Avenida Presidente Kennedy (Portão)
– Administração Regional do Cajuru: acesso pela Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150