por Daniela Borsuk
com colaboração de Guilherme Becker, do RIC Mais

A Sanepar confirmou, na manhã desta quarta-feira (19), a suspensão do rodízio de abastecimento de água em Curitiba e região. A medida foi anunciada em coletiva de imprensa após o nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) ultrapassar 80%, número estipulado pela empresa como suficiente para possibilitar a normalização do abastecimento.

A coletiva de imprensa contou com a presença do diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o diretor de Operações, Sergio Wippel, que detalharam como a suspensão vão acontecer. Segundo o anúncio, a suspensão deve acontecer a partir de agora e a normalização deve ser realizada até a próxima sexta-feira (21).

“Estamos encerrando o rodízio que estava previsto para março”,

declarou o governador Ratinho Junior.

Os representantes da Sanepar ainda destacaram o trabalho da imprensa durante o período de racionamento de água. “Temos que agradecer a população e também a imprensa, que destacou a situação que estávamos vivendo. Imagens das barragens mostraram a situação da seca. Também divulgavam quando e onde teria racionamento de água”, comentou.

A decisão de suspensão do rodízio garante o abastecimento normal nos próximos meses. Segundo os diretores, mesmo com a diminuição dos níveis das barragens, não haverá novo racionamento neste ano.

“Este ano com toda certeza não voltaremos com o rodízio”,

declarou o representante da Sanepar.

Segundo dados da própria Sanepar, nesta quarta-feira (19), o nível do SAIC chegou a 80,34%. Confira os números de cada barragem:

  • Barragem do Iraí – 86,09%
  • Barragem Passaúna – 64,92%
  • Barragem Piraquara 1 – 81,17%
  • Barragem Piraquara 2 – 98,98%

19 jan 2022, às 11h58. Atualizado às 12h16.
Mostrar próximo post
Carregando