por Carol Machado
Com informações do Corpo de Bombeiros do Paraná

Com a chegada do frio no Brasil, é comum que muitas pessoas usem aquecedores para manter os ambientes quentinhos. Mas, é necessário cuidados para evitar incêndios, ou até mesmo mortes súbitas por falta de oxigênio no ambiente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no Paraná acontece uma média de oito casos por ano de morte por intoxicação pelo gás monóxido de carbono gerado por aquecedores a gás.

Segundo a corporação, cada aquecedor tem seus riscos. Os aquecedores encontrados no mercado são os a gás, álcool, elétricos, a óleo ou além, é claro, daqueles que utilizam lenha.

Saiba quais os riscos dos aquecedores

  • Aquecedor a gás

O vazamento de gás pode causar explosão no ambiente. Para evitar que isso aconteça, é necessário realizar a instalação do aparelho de forma correta e em local adequado. O local da instalação deve ser realizado em um lugar ventilado, com chaminé de exaustão. O equipamento deve passar por manutenção anual para que seja feita a regulagem dos queimadores. 

Caso a instalação e a manutenção não aconteçam, pode ocorrer o vazamento de gás de monóxido de carbono, que é gerado pela queima incompleta do combustível, que normalmente acontece devido a falta de manutenção do equipamento e também por falta de ventilação adequada nos ambientes onde estão instalados. 

  • Aquecedores a álcool

Para usar um aquecedor a gás é necessário que o ambiente tenha ventilação suficiente para manter o suprimento de oxigênio. Pois, a baixa quantia de oxigênio para respiração pode levar a desmaios súbitos e até a óbitos por hipóxia.

  • Aquecedores elétricos

É recomendado que o aquecedor elétrico não fique ligado por muito tempo, pois pode causar o derretimento dos fios e gerar um curto circuito. Também é recomendado evitar locais com água, pois se o eletrodoméstico entrar em contato com a água pode causar um curto circuito e iniciar um incêndio.

  • Aquecedores à lenha

É necessário que esteja instalado em um local apropriado, pois gera centelhas que podem causar incêndios se entrarem em contato com tecidos. Também é importante para manter a ventilação do ambiente para garantir o fornecimento de oxigênio.

Qual é o melhor aquecedor?

O aquecedor mais seguro é o que funciona a óleo, pois possui termostato de controle de temperatura que desliga o equipamento quando atinge a temperatura escolhida.

Em casos de emergência, ligue 193.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

18 maio 2022, às 16h44. Atualizado às 16h49.
Mostrar próximo post
Carregando