Cotidiano

Programa retoma atividades presenciais com 500 vagas em cursos gratuitos

O programa Liceu de Ofícios prioriza as inscrições para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social que buscam qualificação profissional

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais Com informações da Prefeitura de Curitiba
Programa retoma atividades presenciais com 500 vagas em cursos gratuitos
(Foto: Divulgação/Prefeitura)

9 de novembro de 2021 - 14:16 - Atualizado em 9 de novembro de 2021 - 14:33

Após um ano e meio com as atividades presenciais suspensas em decorrência da Covid-19, o programa Liceu de Ofícios está retomando as atividades presenciais de forma gradativa. Neste mês são 115 vagas ofertadas em cursos de capacitação e qualificação profissional gratuitos e, até o final de dezembro, esse número deverá chegar a 500.

Neste momento, são três cursos disponíveis: Cuidador de Idoso, Auxiliar Administrativo (ênfase em vendas) e Qualidade no Atendimento ao Público: Presencial e Telefônico, além de uma palestra para orientação profissional.

Para ampliar as oportunidades, estão sendo ofertadas ainda 70 vagas para o curso Auxiliar Administrativo, mas este com aulas à distância.

“A volta dos cursos presenciais foi possível graças à Portaria nº 712/2021, que flexibilizou o retorno gradativo das atividades nas unidades da assistência social e do trabalho e emprego”,

explica o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel.   

De acordo com o presidente, a volta dos cursos presenciais é resultado de parcerias definidas ao longo do ano, para garantir a oferta de qualificação profissional para a população, assim que os órgãos sanitários permitissem o retorno de alunos para as salas de aulas.

Entre os parceiros estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – unidade Boqueirão, além da Rede de Supermercados Condor e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Inscrições

Para participar, os interessados devem se inscrever no Portal Aprendere, onde também estão disponíveis informações e requisitos de cada curso.

A prioridade de inscrição é para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social que buscam na qualificação profissional uma oportunidade de ingresso ou volta ao mercado de trabalho.

Cursos presenciais e vagas de novembro

  • Cuidador de Idoso (25 vagas) – aulas a partir de 16/11, das 8 às 12h, no Senac (Rua André de Barros, 750 – Centro).
  • Auxiliar Administrativo – ênfase em vendas (30 vagas) – aulas a partir de 24/11, das 13h às 17h, no Auditório III da Rua da Cidadania Portão (Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha).
  • Qualidade no Atendimento ao Público: Presencial e Telefônico (30 vagas) – aulas a partir de 25/11, das 13h às 17h, Auditório da Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado).
  • Palestra Orientação Profissional (30 vagas) – dia 23/11, das 13h às 17h, Auditório da Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado).

Curso à distância

Auxiliar Administrativo (70 vagas) – aulas a partir de 22/11, das 13h15 às 17h15.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.