Notícias

Pneus, móveis e eletrônicos; mais de 57 toneladas de resíduos são retirados do rio Barigui

O objetivo da ação é livrar a região de vetores de doenças e diminuir os riscos de alagamento na região

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba
Pneus, móveis e eletrônicos; mais de 57 toneladas de resíduos são retirados do rio Barigui
(Foto: Divulgação)

9 de setembro de 2021 - 21:58 - Atualizado em 9 de setembro de 2021 - 21:58

Mais de 57 toneladas de lixo foram retirados do leito e das margens do Ribeirão dos Müller, afluente do Rio Barigui, na Cidade Industrial de Curitiba. A limpeza foi realizada nos últimos 22 dias, quando foram recolhidos 57.200 quilos de resíduos.

Segundo a gerente de Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba, Eliane Chiuratto, 13 trabalhadores da equipe Olho D’Água passaram quase um mês inteiro removendo manualmente pneus, móveis, eletrônicos, restos de construção e lixo comum acumulado ao longo de oito quilômetros do curso de água.

O objetivo da ação é livrar a região de insetos e outros vetores de doenças, como também acabar com os riscos de alagamento quando voltar a chover com regularidade.

“Ficou excelente, bem completo o trabalho. Agora é com a comunidade, que vai cuidar e ficar atenta pra que gente de fora não venha mais jogar essas coisas no nosso rio”, afirma a integrante da Associação de Moradores Augusta B, Maria Aparecida Ferreira, mais conhecida da comunidade como Mara.

Há 17 anos morando no bairro, Mara lamenta a prática irregular. “Tinha tanto lixo que até formou uma ilha dentro do rio. É uma pena”, lembra a representante comunitária.

“Quem faz isso não tem consciência do mal causado para o meio ambiente e para as pessoas que moram perto”, observou. Todo o material foi recolhido por caminhões da Prefeitura.