Cotidiano

Papa nomeia padre londrinense como bispo de Cornélio Procópio

Marcos José dos Santos será o primeiro bispo londrinense escolhido para a função

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Papa nomeia padre londrinense como bispo de Cornélio Procópio
Padre Marcos José dos Santos (Reprodução: Arquidiocese de Londrina)

22 de junho de 2022 - 20:33 - Atualizado em 22 de junho de 2022 - 20:33

O Papa Francisco nomeou o padre Marcos José dos Santos, nesta quarta-feira (22), como bispo de Cornélio Procópio. O padre será o primeiro bispo nascido na Arquidiocese de Londrina. A ordenação está marcada para 13 de agosto, na Catedral Metropolitana.

Ele fala sobre como se sentiu quando recebeu o convite do Papa.

“Fui tomado então por essa notícia, primeiramente claro, o espanto, aquela surpresa, mas depois com a reflexão, é um chamado de Deus através da Igreja, da pessoa do Papa Francisco. E claro, com tempo para resposta, para refletir e dar o sim. Então um sentimento de muita serenidade, de paz, de compromisso, de serviço (…)”

disse o padre

Marcos José dos Santos nasceu em 2 de março de 1972, em Lupionópolis (PR). Ele é formado em Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana (1993-1995) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina (1996-1999). Tem mestrado em espiritualidade (2005) pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nos últimos anos, ele foi pároco na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenários do Sul. Este ano, ele irá assumir o lugar de Dom Manoel João Francisco.