por Redação RIC.com.br
com informações da RICtv

Desde o início de janeiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sabará, em Londrina, norte do Paraná, registra alta procura de pacientes. A unidade é exclusiva para pessoas que apresentem síndrome respiratória e Covid-19. Na madrugada desta terça-feira (18), houve um princípio de confusão que precisou ser controlado pela Guarda Municipal.

O paciente Thiago de Oliveira relatou à reportagem da RICtv, na manhã desta terça (18), que estava no local desde o início da tarde de segunda-feira (17). Ele aguardava para fazer o teste da Covid-19.

“Cheguei ontem, às 13h30. Passei pela triagem às 15h30. Nesse horário, falaram que tinham oito médicos atendendo a população, até 1h da manhã. Só ficaram quatro, mas aparecendo ali para a gente e chamando, só tinham dois. Teve um princípio de tumulto, chamaram cinco viaturas da Guarda Municipal para conter a situação. E tive que esperar para fazer o teste, agora de manhã, porque não tinha funcionário para fazer o teste, ontem à noite”,

Thiago explicou.

A cidade atualmente conta com quatro unidades exclusivas de atendimento para síndromes respiratórias: Sabará, Casoni, Guanabara e Chefe Newton. No início da pandemia, eram sete unidades. Com a diminuição dos positivados, várias retomaram ao atendimento normal. Mesmo com o novo aumento de infectados, Felippe Machado, secretário municipal de Saúde explica que não é possível ampliar o atendimento na mesma proporção.

“Nós não conseguimos repor isso na velocidade em que as pessoas estão se afastando. Os profissionais da saúde estão no meio desta guerra novamente, se expondo. Então, é natural que com o aumento do número de casos, a gente também tenha o aumento de afastamento de profissionais da saúde. Em que pesa a nossa contratação de profissionais, que já fizemos mais de [um] mil. Mas muitos, neste momento, quando a gente chama para trabalhar, não aceitam. Eles não querem vir. Nós tivemos, nas últimas convocações, um índice de desistência altíssimo. Na UPA Sabará, dos dez que nós chamamos para integrar o quadro, apenas três assumiram“,

disse Machado em entrevista à RICtv.

Conforme o último boletim divulgado pelo município, Londrina tem 1.933 pessoas com diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Em apenas um dia, foram 456 novos casos. Pessoas que receberam o resultado de reagente por testes de farmácia e apresentam sintomas leves ou nenhum sintoma podem passar por teleconsultas, no telefone 0800 – 400-1234. Nessas teleconsultas, recebem atendimento médico e podem solicitar o atestado de isolamento.

18 jan 2022, às 14h19.
Mostrar próximo post
Carregando