O nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) atingiu a marca de 79,4% nesta terça-feira (18). O número se aproxima da meta estabelecida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) – 80% – para a suspensão do rodízio de água, porém a medida ainda não está confirmada.

Apesar das fortes chuvas que atingem o Paraná e, com isso, o aumento no nível dos reservatórios, a suspensão do rodízio ainda depende de “medidas operacionais”. Segundo a Sanepar, a população será informada com antecedência sobre o fim do rodízio.

“O processo não é automático, a Sanepar está avaliando”, informou a companhia.

De acordo com dados da Sanepar, atualizados nesta terça-feira (18), três dos quatro reservatórios do SAIC estão acima dos 80%, com a média de 79,4%. Confira os números:

  • Barragem do Ivaí – 84,88%
  • Barragem do Passaúna – 64,29%
  • Barragem Piraquara 1 – 81,06%
  • Barragem Piraquara 2 – 97,18%

Flexibilização no rodízio

Nesta segunda-feira (17), a Sanepar flexibilizou o rodízio em Curitiba e região. Com a ultrapassagem dos 70% nos reservatórios, o tempo de abastecimento será de três dias e meio (84 horas com água) e até 36 horas de suspensão.

As chuvas deste início de ano têm reforçado a recuperação dos reservatórios, iniciada gradualmente a partir de outubro e que vem mantendo o nível médio acima dos 70%. A expectativa da Companhia é manter este modelo até que as barragens atinjam o nível médio de 80% e seja então possível suspender o rodízio.

18 jan 2022, às 11h07. Atualizado às 11h08.
Mostrar próximo post
Carregando