Apesar de ainda alguns motoristas ainda não terem migrado para o meio digital, os serviços da Superintendência de Trânsito (Setran) já podem ser consultados através do sistema on-line de maneira simples e rápida. A opção é destinada a diversas situações, como os processos relativos a multas de trânsito e que incluem indicação de condutor, defesa de autuação e apresentação de recursos.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o processo ocorre diretamente pelo site do Setran, ou seja, sem precisar sair do conforto de casa. Além da praticidade ao cidadão, os processos on-line reduzem o tempo de espera pela resposta do órgão de trânsito.

“Hoje, todos nossos processos são digitais, mesmo aqueles abertos a quem procura nosso serviço de forma presencial na sede”,

explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Além de não ter custos, não há o estresse de precisar se deslocar até a Setran ou, ainda, enviar pelos Correios.

Próximas inovações

A Setran espera ampliar a adesão aos serviços online no próximo ano, chegando a 70% de procura geral. Atualmente, além dos 50% já realizados de forma digital, outros 35% são enviados pelos Correios. Apenas 15% do total de processos protocolados é por meio do atendimento presencial, feito com agendamento prévio.  

A transformação na oferta de serviços, com a migração para o sistema digital, foi implantada em fases pela Setran, com esforços iniciados no segundo semestre de 2017 e que incluiu a reestruturação de todo o site oficial do órgão.

Credencial para idoso

Também de forma on-line pode ser solicitado o cartão credencial para utilização de vagas exclusivas para pessoa idosa, por residentes de Curitiba com 60 anos ou mais. A credencial para pessoa com deficiência continua sendo presencial. 

9 nov 2021, às 18h20. Atualizado às 18h21.
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