Cotidiano

Laranjeiras do Sul terá rodízio de água a partir de segunda (03)

Medida é necessária devido à estiagem que reduziu a vazão dos poços da cidade

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informação da Agência Estadual de Notícias
Laranjeiras do Sul terá rodízio de água a partir de segunda (03)
Laranjeiras do Sul. 09/2019. Foto: José Fernando Ogura/AEN

30 de dezembro de 2021 - 15:03 - Atualizado em 30 de dezembro de 2021 - 15:04

A Sanepar vai implantar rodízio no abastecimento de água em Laranjeiras do Sul, no sudoeste do Paraná, a partir de segunda-feira (3), devido à estiagem que baixou a vazão dos poços da cidade. As manobras de fechamento do fornecimento de água serão implantadas de forma alternada para dois grupos de bairros.

A partir das 14 horas, será fechada a manobra para uma parte da cidade, durante 24 horas, com abertura às 14 horas do próximo dia. Na data seguinte, é feito o mesmo procedimento com o outro grupo de bairros.

A equipe técnica da Sanepar fará análises diárias dos níveis de reservação e, em caso de chuva ou de diminuição do consumo, será possível manter o abastecimento, postergando o fechamento das manobras.

A orientação é para o uso racional da água, com prioridade para alimentação e higiene pessoal. Limpezas mais pesadas devem ser feitas com água reaproveitada da máquina de lavar roupa. Deve-se evitar lavar carros, quintais e calçadas com água potável.

Outras dicas são reduzir o tempo do banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba, abrindo somente para o enxágue. A lavagem da louça deve ser feita com o auxílio de uma bacia, ensaboando toda a louça de uma vez para que o enxágue também seja feito de uma vez. Para lavar a roupa, a orientação também é deixar acumular e usar a máquina com sua capacidade máxima.

Clique aqui e veja a programação de rodízio de 3 a 10 de janeiro.