Cotidiano

Inscrições para cursinho solidário em Curitiba vão até domingo (14)

Cursinho corre risco de fechar por causa de baixa procura este ano. Para ser aprovado no cursinho, aluno precisa fazer duas avaliações: uma redação e responder um questionário socioeconomico.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Inscrições para cursinho solidário em Curitiba vão até domingo (14)
Imagem: Reprodução/Agência UEL

11 de fevereiro de 2021 - 21:54 - Atualizado em 11 de fevereiro de 2021 - 21:54

As inscrições para o processo seletivo do Cursinho Solidário terminam no domingo (14). Para participar, o candidato deve já ter concluído ou concluir o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em instituição particular em 2021, além de possuir renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família. As inscrições são feitas pelo site cursinhosolidario.org.br.

Para 2021, são 400 vagas para a modalidade extensiva. As aulas são ofertadas no modelo híbrido, com revezamento de alunos para as atividades presenciais e remotas, até que o cenário permita a volta presencial de forma integral. O ano letivo de 2021 tem previsão de início no dia 15 de março. As aulas presenciais acontecem na sede Batel do Curso Positivo, que apoia a iniciativa.

Os interessados terão que passar por duas fases, ambas on-line. A primeira é uma redação, já a segunda é composta por uma avaliação socioeconômica por meio de um questionário, análise de documentos comprobatórios e entrevista. A taxa de inscrição é de R$ 65 e o edital completo pode ser acessado no site cursinhosolidario.org.br/.

De acordo com o idealizador do Cursinho Solidário, Elias Bonfim, o projeto corre risco de não acontecer esse ano. “Sem alunos, deixamos de ser necessários, só existimos há tanto tempo porque muitos estudantes contam com nosso apoio. Nosso desejo é diminuir os obstáculos, mesmo no período de pandemia. Queremos que mais jovens, antes impedidos de realizar seu sonho por conta da condição socioeconômica, possam atingir seus objetivos,” salienta.

O Cursinho Solidário já aprovou mais de 1.300 alunos em diversas universidades do Brasil. Com corpo docente capacitado de professores voluntários e material de qualidade, o projeto busca realizar o sonho de muitos brasileiros: o ingresso ao ensino superior. Idealizado e coordenado pela ONG Formação Solidária, o cursinho existe há 15 anos e conta com a parceria do Sistema Positivo de Ensino e do Curso Positivo.

Serviço

Inscrições para o Cursinho Solidário Extensivo 2021

Data: até domingo, 14 de fevereiro

Inscrições: cursinhosolidario.org.br

Valor da inscrição: R$ 65,00

Primeira fase: 18/02/2021

Segunda fase: entre 02/03 e 03/03/2021

Divulgação do resultado final: 05/03/2021

Mais informações (41) 98843-6682 ou https://www.facebook.com/CursinhoSolidario