Cotidiano

Humanização e tecnologia como estratégia na Gestão de Pessoas são foco do DataTIC 2021

Evento online e gratuito, apresenta cases de sucesso, metodologias e soluções tecnológicas inovadoras para empresas aplicarem nos processos de RH para TI e outros áreas

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Humanização e tecnologia como estratégia na Gestão de Pessoas são foco do DataTIC 2021
Foto: Pixabay

28 de junho de 2021 - 15:14 - Atualizado em 28 de junho de 2021 - 15:14

Entre os principais desafios das áreas de Recursos Humanos, incluindo os mais variados setores da economia, está não somente o recrutamento de profissionais na área de tecnologia, mas a formação, retenção e o desenvolvimento desses talentos.

E mesmo no próprio setor econômico de TI, este também é considerado um gargalo para o crescimento. Para se ter uma ideia, o Brasil forma anualmente cerca de 45 mil pessoas na área de Tecnologia, e simultaneamente as companhias abrem 70 mil vagas por ano, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscon).

Visando apoiar profissionais, empreendedores e empresas a buscar soluções para essa demanda, será realizada a segunda edição do DataTIC, evento online e gratuito que acontece entre os dias 29 de junho e 01 de julho.

Conforme avalia Victor Hugo Domingues, consultor do Sebrae-PR e sócio proprietário da Realize Hub, o futuro das empresas de tecnologia, bem como da economia em geral, está nas pessoas e o evento, por sua vez, pretende debater as práticas e tendências do mercado para que o trabalho seja realizado de maneira estratégica e inovadora.

“A segunda edição do DataTIC apresentará ferramentas e formas de integrá-las à estratégia empresarial por meio de tecnologia de análise de dados e, sobretudo, pelo intercâmbio de ideias entre profissionais de diferentes áreas”, explica.

Serão três dias de debates realizados nos finais de tarde, com a presença de profissionais das áreas de Tecnologia, Recursos Humanos e Inovação para debater as metodologias e oferecer aos espectadores insights e recursos relevantes para suas atuações.

Além de ser direcionado para empresas e profissionais da área de Tecnologia, gestores de Recursos Humanos, o DATA TIC também é voltado a profissionais de áreas como Administração, TIC, Psicologia e Marketing.

Entre as principais metodologias que estão guiando essa gestão de pessoas está o trabalho focado na cultura organizacional, passando por conceitos como Employer Branding, Employee Experience e People Analytics, entre outros.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Andréa Barcellos Gauté, além das ferramentas, o ambiente atual exige reflexões na linha de como dos seres humanos vão se adaptar às mudanças, considerando a velocidade exponencial com que tudo está acontecendo, e como reter e engajar as pessoas, além de manter a saúde mental das pessoas.

Então, junto ao cenário mais tecnológico, outro elemento fundamental para o futuro será a inclusão do conceito da humanização nos processos para uma seleção eficiente e que considere todas as pontas envolvidas.

“No atual contexto do mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível), para que os negócios sejam bem-sucedidos e tenham crescimento sustentável, faz-se necessário ter tecnologia e pessoas caminhando juntos. Precisamos aprender a conviver nessa era digital e nesse mundo híbrido, sem perder a nossa essência e manter o respeito ao ser humano. Precisamos tornar a humanizar as relações e as organizações”, pontua Andréa.

Segundo Lucas Ribeiro, presidente da Assespro-PR e CEO do ROIT BANK, o DataTIC 2021 será um evento voltado para a cultura organizacional e principalmente servirá para mostrar como as empresas podem implementar as mais modernas metodologias de gestão de pessoas.

“Percebo que o evento vem ao encontro da nossa agenda unificada e objetivos estratégicos da entidade. Quando esses dois pilares emergem tão fortemente só nos resta apoiar. Como entidade representativa do setor, estamos sempre potencializando a geração de negócios no ecossistema digital do Paraná, incrementando a competitividade das empresas de tecnologia e inovação, além de ampliar as políticas públicas digitais para consolidar o Paraná como estado digital e disseminar o uso massivo de tecnologias digitais para a sociedade”, avalia.

O evento é organizado, em conjunto, pela Realize Hub e Sebrae PR, e conta com o apoio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) e Agência Curitiba.

Entre os nomes confirmados para promoção do debate estão Adeildo Nascimento, Carolina Pizolati Farah, Cris Alessi, Luiz Márcio Spinosa, Renata Portela, Yoshio Kawakami, entre outros. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site oficial do evento.

Serviço:

  • Data TIC 2021 – Pessoas, Negócios e Tecnologia
  • Data: 29/06 à 01/07
  • Horário: 17h às 18h30
  • Custo: Gratuito
  • Onde: YouTube
  • Inscrições: https://www.sympla.com.br/data-tic-2021__1213374
  • Site oficial: http://assespropr.org.br/datatic/