Cotidiano

Greve de ônibus em Curitiba: Motoristas e cobradores podem parar na quinta-feira (12)

Indicativo de grave foi aprovado na manhã desta segunda-feira (9); caso os pagamentos não sejam realizados, trabalhadores irão suspender os trabalhos na quinta-feira (12)

Guilherme
Guilherme Becker / Editor
Greve de ônibus em Curitiba: Motoristas e cobradores podem parar na quinta-feira (12)
(Foto: Arquivo/ Sindimoc)

9 de maio de 2022 - 09:17 - Atualizado em 9 de maio de 2022 - 09:39

Os trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba aprovaram nesta segunda-feira (9) um indicativo de greve de ônibus para esta semana. Motoristas e cobradores realizaram assembleias nesta manhã, devido aos atrasos de pagamentos dos salários de maio. As reuniões foram lideradas pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) e caso as viações não cumpram o combinado, a greve de ônibus terá início às 4h na quinta-feira (12).

Greve de ônibus em Curitiba

Os funcionários da empresa CCD informaram que não receberam o salário de maio. Já os trabalhadores da viação Tamandaré e Glória relataram que só receberam 50% dos rendimentos. Segundo o Sindimoc, os atrasos nos pagamentos dos colaboradores são recorrentes, principalmente na região urbana de Curitiba, e tem causado danos aos trabalhadores do transporte coletivo.

Em abril, o sindicato informou que caso o atraso se repetisse, abriria indicativo de greve para parar todas as linhas de transporte coletivo que são geridas pela URBS. Será cumprido o percentual mínimo da frota, determinado pela lei.

“Não importa se a URBS tem uma dívida com as empresas do transporte coletivo, os motoristas e cobradores não podem pagar por isso. O mínimo que podemos esperar é que esses profissionais sejam valorizados e que tenham o seu pagamento em dia para cuidar do sustento das suas famílias”,

reforçou o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

Na manhã desta segunda-feira (9), algumas linhas do transporte coletivo atrasaram, porque os trabalhadores estavam em assembleia.