por Mayara Zeviani
com supervisão de Renan Vallim

O município de Jardim Olinda, no noroeste do Paraná, foi escolhido para a realização dos testes experimentais do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. A pesquisa acontece a cada dez anos e é fundamental para a criação de políticas públicas adequadas em áreas como moradia, saúde, educação e trabalho.

De novembro a dezembro de 2021, 854 endereços do município menos populoso do Paraná foram visitados pelo IBGE como parte do Teste de Homologação de Equipamentos e Sistemas do Censo Demográfico 2022. Desses endereços, 517 tinham moradores, que totalizaram 1.391 pessoas, sendo 704 homens e 687 mulheres.

Os testes do Censo ocorreram em todo o país e serviram para garantir que equipamentos, metodologias e protocolos sanitários funcionem corretamente, de forma a garantir que o Censo 2022 aconteça da melhor forma possível.

Os dados coletados nos testes são experimentais e não farão parte dos resultados do Censo. Jardim Olinda também receberá os pesquisadores do Censo 2022 a partir de 1º de agosto, junto a todos os outros municípios do país.

Censo 2022

O Censo Demográfico é a principal pesquisa utilizada para conhecer o Brasil, contar a população e determinar como e onde vivem. Entre as novidades estão a contagem de pessoas com autismo e os quilombolas, que não faziam parte dos questionários anteriores.

Com os adiamentos devido à pandemia de Covid-19 em 2020 e problemas orçamentários em 2021, o IBGE preparou novos procedimentos, inclusive sanitários, para que o Censo seja executado da forma mais confiável e segura possível. Os pesquisadores, que podem ser identificados pelo colete e crachá do IBGE (cuja autenticidade pode ser verificada por telefone 0800 ou pela internet) usarão máscara e álcool gel, e são orientados a fazer a entrevista com distância de 1,5 m e ao ar livre, quando possível.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

18 mar 2022, às 10h13.
Mostrar próximo post
Carregando