Comportamento

PMs interrompem audiência online para salvar bebê engasgada com leite; vídeo

Mendes e Dos Anjos já haviam feito o salvamento de outra bebê em 2015, que se tornou afilhada deles após o caso

Rodrigo
Rodrigo Sigmura / Editor-Chefe com informações de Lucian Pichetti, da RICtv
PMs interrompem audiência online para salvar bebê engasgada com leite; vídeo
(Foto: Reprodução)

5 de fevereiro de 2022 - 17:04 - Atualizado em 2 de março de 2022 - 16:26

Uma dupla de policiais militares do Paraná protagonizou, pela segunda vez, um momento heroico ao salvar uma bebê de quatro meses que estava engasgada com leite. O caso foi registrado em uma audiência online que acontecia no momento em que a mãe da vítima chegou na Sala de Operações do 22º Batalhão da Polícia Militar (PM) em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), pedindo por ajuda.

“A primeira reação foi prestar socorro. Eu já vi a criança iniciando aquela coloração arroxeada. A juíza tem alguns momentos que ela desliga o vídeo e ficaram [sic] só acompanhando o desfecho. Para eles, é uma situação totalmente atípica, acho que nunca presenciaram isso”, disse o Soldado Mendes em entrevista para a RICtv.

Como Isabela estava quase morta, o PM pediu apoio e outros dois soldados chegaram para ajudar nos procedimentos. Após aproximadamente seis minutos, ela conseguiu expelir o leite e voltou a respirar.

“Apesar de nós sermos treinados para tudo, com criança é sempre mais delicado”, contou Mendes, que já havia participado de outra ação parecida em 2015 com o mesmo colega, o Soldados Dos Anjos.

Naquele ano, a dupla conseguiu salvar Maria Helena, que tinha dois meses de vida e também se engasgou com leite materno. “Na época, nós estávamos a procura de um carro roubado na região e nos deparamos com uma situação semelhante: passando em frente a uma casa, de madrugada, um pai saiu na rua pedindo socorro”, proferiu.

“Ele é praticamente da família, ele e o Dos Anjos. Primeiramente, se não fosse Deus e depois eles estarem no caminho ali… Na hora, nem pensei nisso de levar tiros nem nada, eu só queria salvar a vida dela”, descreveu o pai Marcos Calixto para a reportagem da RICtv.

Hoje com sete anos, Maria Helena adotou os policiais como padrinhos e disse conversar com eles com frequência.

“Quando ele me enviou o vídeo e falou que o Dos Anjos que estava com ele junto… Eu falei ‘nossa, não acredito, é de Deus’. Porque primeiro a nossa menina, e agora a gente saber dessa ocorrência também”, falou a mãe Samantha Godoi.

Mendes também relatou que espera ganhar mais uma afilhada com o novo salvamento e que, ao pegar uma folga, fará uma visita para ver como Isabela está. “Satisfação imensa. É o combustível que nos dá para seguir no trabalho de policial”, finalizou ele.

Veja o vídeo: