por Giselle Ulbrich
com informações de Beatriz Frehner, da RICtv

Prudentópolis, cidade que fica na região central do Paraná, é a maior comunidade ucraniana no Brasil. E o município terminou o dia com manifestações culturais, orações, missa e muitos pedidos de paz por causa da invasão russa à Ucrânia, na manhã desta quinta-feira (24).

O Brasil tem a quarta maior comunidade ucraniana do mundo, com 600 mil descendentes. 80% deles estão no Paraná. E Prudentópolis é a maior coumindade ucraniana brasileira, onde 75% dos moradores são filhos, netos e bisnetos de ucranianos.

A cidade terminou a quinta-feira com manifestações culturais na praça central. Muitos moradores foram vestidos com ropas típicas, cantaram o hino da Ucrânia e do Brasil, simbolizando a união entre os dois países, fizeram orações e ouviram a fala do bispo Dom Meron Mazur.

“Aqui já somos a terceira, quarta geração de descentedes. Mas carregamos dentro de nós a carga emocional, afetiva, religiosa. E sabemos da história o quanto nossos entes queridos sofreram no regime da União Soviética. Muitos deportados, assassinados, viviam na clandestinidade. Isso nos deixa preocupados, porque ninguém quer que volte essa situação”,

preocupou-se o bispo, em sua fala em praça pública.

Ele ainda falou que, daqui do Brasil, “a oração é única maneira de vencermos o mal. Ganancia, egoismo, maldade, não se vence de outra maneira se não com oração”, disse. Logo depois da manifestação, houve missa em ucraniano, na igreja matriz da cidade, que carrega toda a arquitetura típica da Ucrânia.

Um colégio da cidade, o São José, também colocou faixas amarela e azul na fachada, simbolizando a bandeira da Ucrânia e o apoio ao país. O colégio ainda não definiu exatamente quais passos vai dar nos próximos dias. Mas pretende fazer ações com os alunos, de solidariedade ao povo ucraniano.

24 fev 2022, às 23h36.
Mostrar próximo post
Carregando