Comportamento

Jovem que saiu de casa para frequentar centro filosófico deixa mãe desesperada; assista

De acordo com o jovem, a mãe o expulsou de casa porque ele frequenta um centro filosófico

Caroline
Caroline Maltaca / Estagiária com informações de Tiago Silva da RICtv e supervisão de Adriana Justi
Jovem que saiu de casa para frequentar centro filosófico deixa mãe desesperada; assista
'Não entrou em contato com o meu advogado', diz jovem que sumiu sobre as buscas dos pais (Foto: Reprodução/RICtv)

18 de janeiro de 2022 - 17:21 - Atualizado em 18 de janeiro de 2022 - 17:36

Dois jovens que estavam sem entrar em contato com a família há cinco meses deram entrevista ao Balanço Geral Curitiba, nesta terça-feira (18), para explicar os motivos que os levaram a sair de casa.

O casal têm ligação com um centro filosófico, localizado em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, e afirma que os pais ficavam impondo “regras”, entre as quais, incluía se afastar do grupo de estudos.

Ainda de acordo com o relato do jovem, de 17 anos, até então, desaparecido, a mãe o expulsou de casa. Com a namorada dele, de 18 anos, foi a mesma coisa. Ela disse que brigou com a família e foi morar com o jovem.

“Já tentei entrar em contato, algumas vezes, com o meu pai. Mas eles, quando queria tentar falar, queriam impor as coisas. Não querem que eu vá neste centro filosófico, não querem que eu pratique artes marciais, e outra: ficam xingando a minha namorada de tudo quanto é nome. Então, como eu vou conversar como quem quer impor essas coisas em mim?”

questionou o jovem.

Atualmente, o casal mora sozinho em Curitiba, frequenta universidades e, aparentemente, diz ter uma vida tranquila. Entretanto, conforme o jovem, um conciliamento familiar parece algo difícil de acontecer, ao menos, por agora.

“Procuraram a imprensa, os pais dos meus amigos, mas não procuraram meus advogados. Tudo dá para acertar, mas é difícil, as coisas foram longe demais. Em todo esse tempo, não pediram desculpas”,

disse o jovem.

Mãe desesperada

Desde agosto de 2021, quando o jovem foi visto por câmeras de segurança saindo de casa pela última vez, carregando alguns pertences e entrando em uma caminhonete prata, os pais tentam contato com o garoto.

Entretanto, em todo este tempo, não obtiveram nenhuma reposta. Recentemente, a RICtv telefonou para o jovem que, surpreendentemente, atendeu. Porém, ao ser questionado se estava bem, ele desligou o telefone.

Diante da repercussão do caso, o jovem retornou à equipe da RICtv e falou ao vivo com a mãe, que ficou aos pratos ao ouvir o jovem: “não acredito que você teve a ousadia de falar tanta besteira. Sim, eu fui expulso de casa”, disse o jovem por telefone.

A mãe lamentou a situação e afirma que o filho tem sido manipulado pelo centro filosófico.

“Machuca muito, pois tu cria um filho, coloca em uma escola para entrar um mestre e manipular seu filho”,

disse a mãe.

Defesa do centro

A RICtv entrou em contato com o advogado do centro em que o jovem frequenta há três anos. De acordo com Gustavo Dias Mattos, o espaço não passa de local de estudos filosóficos, onde se pratica yoga e artes marciais. Ao ser questionado se era uma seita, o advogado garantiu que não.

“Esta longe disso. Nem tem tantos jovens, a maioria é adulto, são pessoas que promovem o não uso das drogas, uma vida correta, uma vida ética, de trabalho”,

afirmou advogado Gustavo Mattos.

O centro garantiu à RICtv que a equipe poderá ir até o local para entender como ele funciona. Diante disso, o caso será acompanhado.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.