A “foto da vacina” ganhou as redes sociais em 2021. Os brasileiros compartilharam o registro do recebimento do imunizante no Instagram, no Facebook, e acumularam curtidas e comentários sobre um dos momentos mais esperados do ano. Entretanto, nem todos tiveram a mesma oportunidade para eternizar o instante da vacina no braço. 

Pensando no público de idosos, que vivem em asilos, o empreendedor Luchino Marchi resolveu promover um “ensaio fotográfico da vacinação”.

“No primeiro momento pensei nos familiares destes idosos”, comenta ele, lembrando que nos primeiros meses de 2021, quando os moradores do asilo foram vacinados, os protocolos de segurança não permitiam visitas e os parentes não poderiam acompanhar este momento tão esperado.

Encantado com o trabalho do fotógrafo Paulo Davino, que topou o desafio de registrar os idosos, Luchino realizou uma exposição no asilo e ainda presenteou cada morador com um porta-retrato.

Luchino com uma moradora do asilo durante ensaio fotográfico | Foto: Paulo Davino

“As ações sociais estão muito presentes no meu cotidiano, praticamente toda semana eu faço alguma coisa. Sou envolvido com alguns grupos. Visito o lar de idosos regularmente e eles são muito carentes, principalmente de atenção. Sou um homem de quase 2 metros de altura e mais de 100 kg, é uma guerra por atenção quando chego por lá, inclusive até pedido de casamento já recebi. Então, tudo o que vejo que se encaixa na realidade do lar eu levo para eles”,

conta o empreendedor.

Esperança

O ensaio fotográfico foi produzido no final de fevereiro. Ao todo, 28 idosos, com idades entre 60 e 99 anos, do Lar Batista para Anciãos, localizado no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife (PE), foram fotografados com a carteira de vacinação. Os moradores receberam o imunizante, também chamado pelo organizador do evento como “super-poderes”, nos dias 21 de janeiro e 11 de fevereiro.

Os idosos que vivem em casas de repouso foram prioridade no calendário nacional de vacinação. No entanto, por conta do isolamento social, nem todos puderam registrar esse fato tão aguardado.

“O objetivo, além de eternizar esse momento histórico, é mostrar como eles se sentiam fortalecidos contra a doença, quase com ‘super poderes’ após as duas doses do imunizante”,

contou Luchino.

Para que o momento não fosse esquecido, Luchino e o fotógrafo Paulo Davino promoveram uma exposição após o ensaio. Em quadros grandes, os organizadores espalharam os registros pelo lar de repouso.

“Lá é um misto de idosos com família e sem. Eles (idosos) ficaram surpresos com as fotos, como te falei, o lar parou todas as atividades, todo mundo sumiu”,

destacou Luchino.
ensaio-asilo
(Foto: Arquivo pssoal)

Distante dos familiares, dos abraços e do carinho, a exposição trouxe alegria e o sentimento de fazer parte de um momento tão especial. Luchino revelou que o objetivo era também chamar atenção para arrecadar doações, visto que o local depende bastante do apoio popular.

“Para manter o Lar em funcionamento, 75% dos recursos são provenientes de doações. Então o abrigo precisa constantemente dessa ajuda”, explica Luchino Marchi, voluntário à frente da ação. As doações podem ser feitas diretamente para o lar por meio do telefone: (81) 3271-4824.

Luchino Marchi, nossa inspiração, tem 43 anos e mora em Recife | Foto: Arquivo pessoal

“Super poderes”

Veja as fotos tiradas por Paulo Davino:

A série

A série de matérias “Inspirar”, preparada pelo RIC Mais, conta com três personagens que buscaram um 2021 com mais amor. Os protagonistas são de áreas profissionais diferentes, mas que compartilham do mesmo objetivo: ajudar o próximo.

Conheça nossas inspirações:

29 dez 2021, às 15h23. Atualizado às 15h25.
Mostrar próximo post
Carregando