Comportamento

Evento de seguros homenageia Mário Petrelli, fundador dos Grupos RIC e ND

Além de Mário, Antônio Carlos de Almeida Braga, Abrahão Garfinkel, Nilton Molina e Armando Vergílio também foram reconhecidos como personagens notáveis do setor

Daniela
Daniela Borsuk
Evento de seguros homenageia Mário Petrelli, fundador dos Grupos RIC e ND
(Foto: Divulgação/ Grupo RIC)

23 de novembro de 2021 - 14:49 - Atualizado em 23 de novembro de 2021 - 14:51

Nesta terça-feira (23), no primeiro dia do evento CQCS Insurtech & Innovation – o maior evento de inovação em seguros da América Latina realizado em São Paulo, o empresário Mário Petrelli, que faleceu em abril de 2020, foi homenageado pela sua colaboração no mercado de seguros no Brasil. Além de Mário, Antônio Carlos de Almeida Braga, Abrahão Garfinkel, Nilton Molina e Armando Vergílio também foram reconhecidos como personagens notáveis do setor.

Mário Petrelli, que fundou os Grupos RIC e ND, foi diretor da Fenaseg (atual) e do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB Brasil Re), além de integrar o grupo de fundadores da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP). Foi ainda o criador do Top Clube Bradesco, considerada na época a maior apólice aberta de seguro de vida do mundo, com 1,6 milhão de segurados. 

Participaram do evento duas filhas de Petrelli, Luciana e Rosimar Petrelli, e Mário Petrelli Neto. Luciana a filha mais velha, foi quem recebeu a homenagem do fundador do evento, Gustavo Doria Filho, e falou sobre a trajetória do pai no ramo.

“O que eles apresentam hoje são formas distintas de você trabalhar o seguro, como você atinge as pessoas, como você demonstra a importância do seguro na vida das pessoas. E isso Mário Petrelli fez lá nos anos 70, quando ele fundou o Top Clube, que era um seguro para grupos, um seguro em grupo que facilitou e barateou, e essa foi a grande sacada dele. Então na realidade sempre foi um homem que pensou na forma coletiva, sempre foi um inovador, um motivador, um incentivador e uma pessoa muito afim de encontros. Então eu acho que até pensar coletivamente fazia parte do jeito de ele ser. Porque ele vivia de forma coletiva”,

lembrou Luciana.
Na foto, da esquerda para a direita: Rosimar, Mário Petrelli Neto, Luciana e Gustavo Doria Filho (Foto: Colaboração)

Segundo o presidente do Conselho Consultivo da MAG Seguros, Marco Antonio Gonçalves, já naquela época, Petrelli só falava em vender e aumentar a cobertura de vendas de seguros pelo Brasil afora. “Mário Petrelli era um homem que pensava sempre à frente. Nada, nem ninguém, o detinha para avançar e fazer muito mais. Era um homem inovador, fazedor e sonhador. Ele sonhava sempre em fazer mais e melhor. Qualquer homenagem que se faça a Mário Petrelli ainda parece pouco pelo que ele fez e deixou de legado para o nosso mercado. É uma honra poder falar sobre ele neste momento de uma muito mais que justa homenagem!”, pontuou.

Ainda, Luciana contou sobre a amizade de Mário com outros dois homenageados do CQCS, Nilton Molina e Antônio Braga. “Nós encontramos ali esse senhor, o Nilton Molina, que foi um grande amigo dele, que dizia isso, que o Mário não sabia ficar sozinho, o Mário gostava de pessoas. Então foi uma forma da gente voltar a falar do meu pai, da gente lembrar dele, da pessoa, do homem de caráter e de criatividade, nesse evento onde um dos homenageados também era o grande amigo dele, o parceiro, o Antônio Carlos de Almeida Braga, conhecido como Braguinha”, relatou a empresária.

Durante o encontro, Nilton Molina também elogiou as iniciativas de Mário e falou sobre o carinho que tinha pelo colega.

“O Mário colaborou com o nascimento e o crescimento de todas as seguradoras do Banco do Brasil. Colaborou com a realização e o crescimento de todas as empresas do Bradesco, os seguros do Bradesco. Enfim, o Mário inventou ‘n’ coisas, teve ‘n’ iniciativas no mercado de seguros, ele é uma figura absolutamente inesquecível. Costumo dizer que o Mário não morreu, eu chego quase a jurar que o Mário não morreu, de tão grande que sempre foi a presença dele no negócios de seguros e na minha própria vida”,

descreveu Molina.
Nilton Molina fala sobre amizade com Mário Petrelli (Foto: Colaboração/Luciana Petrelli)

O evento segue nesta terça-feira (23) e na quarta-feira (24).