Comportamento

Concurso de beleza de camelos: animais foram eliminados por usar Botox

A criação de camelos é uma indústria multimilionária na região, e uma boa pontuação nesse tipo de competição pode gerar um bom negócio para os criadores

Carol
Carol Machado / Produtora
Concurso de beleza de camelos: animais foram eliminados por usar Botox
Cocnurso de beleza para camelos desclassifica 43 animais após identificarem o uso de Botox (Foto: Pixabay)

9 de dezembro de 2021 - 13:07 - Atualizado em 9 de dezembro de 2021 - 13:07

Um concurso de beleza para camelos é realizado anualmente na Arábia Saudita e nesta quarta-feira (8), 43 animais foram desclassificados da competição depois de especialistas identificarem que injeções de Botox e lifting facial foram aplicadas nos camelos. A prática é considerada ilegal neste tipo de concurso.

De acordo com a Agência de Notícias Saudita Oficial (SPA),  a comissão médica do evento encontrou 16 casos de injeções Botox e 27 liftings faciais nos camelos.

Segundo a SPA, este é o maior caso de ilegalidade em toda a história do evento. Os donos dos animais recorrem a estas práticas para melhorar o aspecto dos animais.

“O objetivo é melhorar sua aparência geral a fim de aumentar seu preço, enganar aqueles que querem comprá-lo ou obter um prêmio”

explica o SPA.

Os juízes têm reprimido os trapaceiros, com a ajuda de especialistas e veterinários para detectar adulteração não autorizada de camelos.

A criação de camelos é uma indústria multimilionária na região, e uma boa pontuação nesse tipo de competição pode gerar um bom negócio para os criadores. 

De acordo com a ABC News, não é a primeira vez que isso acontece. Em 2018, as autoridades desclassificaram 12 camelos pelo mesmo motivo.

Saiba quais são critérios para que um camelo ganhe o concurso de beleza: 

  • Pelagem:  brilhante e “de uma cor claramente definível” – quanto mais brilhante, melhor
  • Pescoço:  longo e esguio, mas largo – cheio, mas não muito magro
  • Corpo: a área entre o pescoço e a saliência deve ser “longa e forte”
  • Corcunda:  deve ser grande, bem proporcionada e na posição padrão perto da parte de trás do corpo
  • Cabeça: A cabeça deve ser ereta e grande, mas em proporção com o resto do corpo
  • Rosto: os juízes querem lábios “carnudos e pendentes” e o lábio superior deve ter uma fenda. Seus cílios devem ser longos e escuros e o queixo deve ser visível de frente e de lado