Se você acredita que pode comer de tudo, sem levar em consideração a qualidade do que está ingerindo, que pode abusar do açúcar, dos alimentos industrializados e ultra processados, do fast food, que pode beber demais, fumar, usar drogas, dormir pouco e mal, esquecer que  precisa fazer atividade física, estar sempre estressado e que, quando você começar a sentir o peso do seu péssimo estilo de vida, ficando obeso, com falta de energia, com diabetes, hipertensão arterial, doença cardíaca, câncer, fibromialgia, inflamação e não querendo se olhar no espelho, haverá um remédio ou tratamento milagroso que o tornará saudável novamente, sem nenhum esforço ou dedicação… lamento!! mas esta possibilidade não existe!! Afinal, sua qualidade de vida está diretamente ligada ao seu estilo de vida!!

O modelo da Medicina da Doença, onde o profissional da área da saúde só entra em ação quando os sintomas das enfermidades já estão instalados, causando sofrimento e perda da vitalidade, onde não há preocupação com a influência do meio ambiente, meio social, estilo de vida e predisposição genética, como os principais causadores de mais de 85% das doenças crônico degenerativas, está sendo substituído pelo modelo da Medicina da Saúde.

E como especialidade médica de grande importância para a saúde, a Nutrologia abraça este conceito e se destaca pelo trabalho que faz no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e condições relacionadas à nutrição médica e ao estilo de vida, seguindo o conceito da Medicina 4P: Preventiva, Preditiva, Personalizada e Participativa.

Felizmente, este modelo de Medicina da Saúde ganha cada vez mais espaço, pois mostra que é possível prevenir e reverter grande parte das doenças, ao fazer do estilo de vida saudável, o melhor e mais eficaz tratamento em substituição aos tratamentos puramente medicamentosos e sintomáticos.

Com auxílio de exames laboratoriais, genéticos, de imagem e da análise da composição corporal pela bioimpedância, aliados a uma consulta médica detalhada e completa, chega-se a um diagnóstico preciso das condições de saúde a serem corrigidas.

Os tratamentos e condutas têm enfoque na correta ingestão de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), obtidos através da alimentação saudável e dos suplementos; na manutenção de uma flora intestinal equilibrada; na incorporação eficaz de hábitos saudáveis; no controle do stress; no estímulo à prática correta e constante da atividade física e na orientação sobre a higiene do sono.

E você pode começar a praticar este estilo de vida ao procurar orientação profissional antes de ficar doente e ter queixas de falta de energia, de disposição ou aumento de peso. O conceito é exatamente o da prevenção. Não se importe com sua saúde somente quando perdê-la, a melhor medicina é a que faz você não precisar dela!!

Ao incorporar estas práticas em sua vida, entenderá que você é o único responsável por sua saúde, com muito mais energia e qualidade de vida. A decisão é sua!! 

Flávia Ohde

Flávia Ohde

Compartilhe essa opinião:

Opiniões do colunista