Com a chegada de outubro, já podemos fazer uma avaliação se 2019 correu conforme as previsões na área de inovação. Um dos relatórios mais importantes e influentes do mundo é o do Future Today Institute, que todo início de ano aponta os vinte principais tópicos que serão as tendências à frente. O Tech Trends Report, em sua décima-segunda edição, já se tornou uma referência para antecipar as ciências emergentes e tendências tecnológicas que influenciarão negócios, governos, educação, mídia, e sociedade a cada ano. O de 2019 foi o maior relatório já produzido pelo instituto, com identificação de 315 tendências dentro dos vinte tópicos relacionados.

O relatório destacou cinco áreas com avanços significativos para 2019, como Inteligência Artificial, Transporte Autônomo, Edição Genética, Blockchain e Realidade Mista, que reúne a realidade virtual com a aumentada. Além disso, três novos glossários foram apontados como fundamentais para se familiarizar neste ano: blockchain, segurança cibernética e realidade mista.

Outro dado interessante do relatório é o das palavras chaves, que apareceriam com frequência no ano.  Vale citá-las: dados, mapas, regulação, biotecnologia, ouvir, monitorar, automação, permissões, competição, falar, colaboração, infraestrutura, autônomo, persistente, reconhecimento. E a mais surpreendente delas, pelo fato de ser a única nação ou localidade na lista: China.

Mas vamos aos 20 tópicos que o Future Today Institute indicou como aposta garantida nas tendências de 2019: Inteligência Artificial; Tecnologias de Reconhecimento; Segurança, Privacidade e Dados; Transporte; Robótica Avançada; Redes Sociais e Mídia; Mídia de Entretenimento e E-Sports; Tecnologias de Marketing e de Propaganda; Energia; Clima e Geociência; Tecnologias para Agricultura; Edição Genética, Biotecnologia e Biointerfaces; Tecnologias de Saúde; Automatização Residencial e IOT; Tecnologias de Aprendizagem e Workplace; Blockchain e Criptomoeda; Tecnologia Financeira; Smart Cities; Espaço Sideral; Políticas Públicas para Tecnologia.

Não sei você, mas eu acredito que tivemos boas novidades em 2019 para cada um dos vinte tópicos anunciados pelo relatório. Se tiver dúvidas, acesse o Tech Trends no site do Future Today Institute e dê uma lida nos 315 subtópicos relacionados. Não tenho dúvidas que a sensação será a de estar fazendo uma retrospectiva do ano na área de tecnologia e inovação.

O relatório também gosta de antecipar o estudo seguinte, adiantando seis tópicos já apontados como tendências para 2020. Começa com Computação de Espaço com escala da cidade, que resumindo seria um Google Map contendo pessoas, objetos e até animais de estimação. O segundo é Computador Unhackable, seguido de Computador Quântico; Veículos Cerebrais (autônomos que interpretam sinais do cérebro do motorista); Impressão 5D; e Farmácia Computacional, que levará em conta o histórico genético das pessoas.

Pelos acertos de hoje, dá para confiar nas previsões preliminares para 2020. Mais que isso, o próprio Future Institute afirma que o objetivo do Tech Trends não é resolver nossas incertezas, mas possibilitar que nos preparemos para pensar estrategicamente, com foco não em previsões, mas em conexões, antecipando a disrupção para construir o seu futuro desejado.

Cris Alessi

Cris Alessi

Compartilhe essa opinião:

Opiniões do colunista