Todos já sabem os efeitos que a pandemia do Coronavírus pode causar na saúde pública do país. Porém pouca gente despertou para o que vem depois.

O maior estrago que o Coronavírus vai fazer em nosso país será na economia.

O Brasil mal começou a sair da maior recessão da sua história e já vai mergulhar em outra. E de cabeça. Tudo indica que estamos entrando num caminho sem volta rumo ao caos econômico.

O único jeito de conter o Coronavírus é “fechar o país”. Literalmente.
É isso que precisa e está sendo feito, em alguns lugares de forma mais moderada, em outros de forma mais agressiva.

Notícias de que todos os lugares onde ocorrem aglomeração de pessoas deverão ser fechados por períodos de 15 a 30 dias, já viraram rotina nas cidades pelo país afora.
É o único jeito de “estancar” a pandemia. Segundo os cientistas, isso precisa ser feito.

Assim ficaremos perto de resolver um problema gravíssimo.
Mas outro será criado, também com consequências terríveis.

Você sabe o que essa paralisação vai significar para comerciantes, pequenos empresários, autônomos, gente que vive no mercado informal? A falência. Ou um tombo difícil de se levantar. Para esse povo 2 ou 3 dias ruins de faturamento já comprometem as finanças do mês. Um faturamento mensal próximo de zero é uma tragédia completa. Quem não tem uma reserva financeira, vai quebrar.

Muitos empresários já estão sentindo o mal que se aproxima. Outros só vão acordar quando já for tarde demais.

E as consequências todos sabem.

Se a pandemia demorar a enfraquecer o índice de desemprego vai subir muito. Os pessimistas falam em até 5 milhões de novos desempregados.
O dinheiro vai desaparecer de circulação, pois quem tem grana vai se resguardar para os tempos difíceis que virão.
Milhares de empresas vão fechar. Sonhos serão destruídos.
Famílias vão se endividar muito mais do que já estão.

O mercado de turismo vai sofrer o maior prejuízo de sua história. Notícias de demissões no setor já chegam a todo instante. Quem vive disso não deve estar conseguindo dormir.

O governo vai ter que rebolar para tentar colocar dinheiro em circulação e diminuir um pouco a crise. Já adotaram uma série de medidas esperando pelo pior. Outras virão. E se a pandemia não perder força, em breve vão ter que distribuir dinheiro para o povo. Senão muita gente correrá o risco real de passar fome.

Donald Trump já admitiu que o vírus vai colocar os Estados Unidos, a maior economia do planeta, em recessão. Se afetar os americanos, vai se espalhar pelo mundo e chegar em nós também.

O problema é que o Brasil é um país pobre, muito endividado e que gasta mal os recursos que tem. Ou seja, não existe dinheiro sobrando para nada. A recessão mundial vai nos atingir em cheio.

O Coronavírus trouxe consigo uma verdadeira espiral da desgraça.

Se a pandemia não perder força rápido, os próximos meses serão de muita dor para o sofrido povo brasileiro.

Que Deus abençoe nosso país.

*As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a posição do portal RIC Mais.

Notícias relacionadas

Leandro Requena

Leandro Requena

Compartilhe essa opinião:

Opiniões do colunista