Clima e Tempo

Primeira onda de frio chega ao Sul do Brasil; veja em qual região pode nevar

O frio se deve a chegada de uma massa de ar polar vinda da Argentina

Daniela
Daniela Borsuk
Primeira onda de frio chega ao Sul do Brasil; veja em qual região pode nevar
(Foto: Ilustração/ Pixabay)

12 de maio de 2022 - 13:20 - Atualizado em 12 de maio de 2022 - 13:21

Além do Paraná, Santa Catarina também se prepara para uma onda de frio, a mais intensa do ano até então, na próxima semana. Conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), uma massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil no decorrer da noite deste domingo (15), provocando declínio acentuado de temperatura.

De acordo com a Epagri, há indicativo de possibilidade de neve em Santa Catarina, especialmente no Planalto Sul do Estado, entre a Serra e o Sul, entre terça (17) e quarta-feira (18). Isso acontece devido a “umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, e temperatura baixa de -1°C a 5°C. Essa combinação favorece a ocorrência de neve”, informou a Epagri.

Além disso, há condição para formação de geada e mínima negativa nas áreas altas de Santa Catarina, devido a umidade relativa do ar baixa e temperatura baixa. Isso deve acontecer a partir de quinta-feira (19).

Frio no Paraná

A partir da próxima segunda-feira (16), as temperaturas devem despencar no Paraná e, em algumas cidades, os termômetros têm previsão de chegar a quase 0ºC, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Os dias mais frios da semana estão previstos para a terça (17) e a quarta-feira (18). Em General Carneiro, cidade que costuma registrar as menores temperaturas, a mínima deve ser de 2ºC na terça e a máxima de apenas 9ºC. Há risco de geada na região neste dia. Também na terça-feira, em Palmas, a mínima deve ser de 2ºC e a máxima de 8ºC.