A Portos do Paraná divulgou nesta quarta-feira (18) que os portos de Paranaguá e Antonina estão operando parcialmente por causa da intensidade dos ventos trazidos pelo ciclone Yakecan. As rajadas passaram dos 50 quilômetros por hora, desde a noite de terça-feira (17). 

Segundo a nota divulgada à imprensa, algumas atividades alternam períodos de operação e paradas, para segurança dos trabalhadores portuários. 

Estão paralisados até a tarde desta quarta-feira (18), os carregadores (shiploaders) do Corredor de Exportação Leste, assim como os guindastes do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá. Os guindastes usados na descarga de fertilizantes, trigo, malte e cevada, param somente quando há passagem de ventos mais fortes. 

De acordo com a Portos do Paraná, os equipamentos têm dispositivos de segurança que disparam um alarme quando a velocidade dos ventos ultrapassam 42 quilômetros por hora para os operadores interromperem as atividades. 

As atividades serão normalizadas quando as rajadas de vento cessarem. A Marinha do Brasil pede que as autoridades portuárias e demais agentes da comunidade portuária mantenham o estado de alerta até o próximo dia 20 de maio.

18 maio 2022, às 14h53. Atualizado às 15h11.
Mostrar próximo post
Carregando