por Guilherme Becker
com informações da Copel

A Copel segue os trabalhos na recuperação dos estragos causados nas redes elétricas pelo temporal deste sábado (23), que castigou os municípios do Oeste, do Sudoeste , do Noroeste e do Norte do Paraná. Na manhã deste domingo (24), a concessionária registra cerca de 285,5 mil unidades consumidoras sem energia e quase 7,4 mil ocorrências para atendimento. 

O Noroeste é a região mais prejudicada no momento, contabilizando 130 mil unidades consumidoras sem energia e quase 2 mil ocorrências para atendimento. Pelo menos 127 postes quebraram na região, por conta da queda de árvores e dos ventos fortes.

Em seguida aparecem as regiões Oeste e Sudoeste, que somam cerca de 65,9 mil unidades consumidoras desligadas e quase 3 mil ocorrências para atendimento. A região Norte vem na sequência, com 58 mil unidades consumidoras sem energia e mais de 1,8 mil ocorrências para atendimento. Na região, foram ao menos 156 postes quebrados. Informações preliminares dão conta de que quatro torres caíram próximo à subestação na saída de Londrina para Sertanópolis, no circuito da linha de transmissão Londrina – Assis operado pela Eletrosul. Embora tenha havido interrupção nos circuitos, a queda das torres não afeta diretamente o abastecimento aos consumidores.

Dezenas de municípios tiveram o fornecimento de energia quase que totalmente interrompido. São eles: Alvorada do Sul, Amaporã, Cafeara, Diamante do Oeste, Floraí, Guairacá, Iguatu, Inajá, Indianópolis, Itaguajé, Jandaia do Sul, Japurá, Jardim Olinda, Jussara, Lupionópolis, Mirador, Missal, Nova Aliança do Ivaí, Nova Olímpia, Ourizona, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Porto Barreiro, Presidente Castelo Branco, Ramilândia, Santa Inês, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, Santo Inácio, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Manoel do Paraná, Tapira, Terra Rica e Vera Cruz do Oeste.

As equipes de Manutenção e Emergência da Copel estão nas ruas trabalhando desde ontem para restabelecer o fornecimento a todos o mais rapidamente possível. A concessionária lembra que, em dias de tempestade, deve-se manter distância de situações que possam oferecer risco, como postes quebrados e cabos rompidos.  

A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora. 

24 out 2021, às 11h47. Atualizado às 12h23.
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