Notícias

Defesa Civil Nacional vistoria cidades do PR para ver estragos do vendaval

Visitas podem agilizar a decretação de situação de emergência na cidade e acelerar a chegada de recursos financeiros do governo federal, para a reconstrução dos prejuízos

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Defesa Civil Nacional vistoria cidades do PR para ver estragos do vendaval
(Foto: Claiton Souza)

26 de outubro de 2021 - 18:43 - Atualizado em 26 de outubro de 2021 - 18:43

Maringá e Foz do Iguaçu, nas regiões noroeste e oeste do Paraná, respectivamente, receberam a visita de técnicos da Defesa Civil Nacional, nesta terça-feira (26). Ele foram verificar in loco os estragos causados pelos vendavais, chuvas fortes e granizo, ocorridos entre os dias 22 e 24 de outubro.

68 cidades e mais de 33,7 mil pessoas foram atingidos pelos desastres naturais. Porém as verificações feitas em Maringá e Foz do Iguaçu vão servir de base para que a Defesa Civil Nacional auxilie na recuperação dos prejuízos das duas regiões como um todo.

Duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) foram mobilizadas. A primeira, com três servidores, além do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, foi a Maringá. A outra equipe, com duas pessoas, foi enviada a Foz do Iguaçu.

“São grandes destelhamentos, vários desabrigados e muitas pessoas precisando do auxílio do Governo Federal para recuperar suas residências e as infraestruturas públicas afetadas. A nossa missão será agilizar os processos de decretação de situação de emergência e, principalmente, a liberação de recursos para a recuperação das áreas afetadas”,

informou o coronel Alexandre Lucas.