por Guilherme Fortunato
com informações de Thais Travençoli da RICtv

Os estragos causados pelo ciclone extratropical que atingiu o litoral do Paraná na quarta-feira (11) ainda estão por todos os lados. Em Guaratuba, os moradores foram contabilizar os prejuízos durante a manhã desta quinta-feira (12).

O empresário Erasmo Antônio Pereira tem um restaurante há 4 anos. O prejuízo deixado pelo ciclone pode chegar a R$ 60 mil. Sem contar os danos com as geladeiras, que ele ainda não sabe se vão funcionar. Ele e outras duas funcionárias do estabelecimento estavam no local no momento em que a parede desabou por causa do temporal.

“No momento não dá para fazer nada. O desespero é enorme! Graças a Deus não tinha ninguém na parte que desabou. Nós corremos para dentro da cozinha, que é onde o vento não estava tão forte”, explicou o empresário.

(Foto: Otaniel Silva / RICtv)

Guaratuba foi uma das mais afetadas pelo fenômeno. Os ventos chegaram a 97 Km/h. A travessia de ferry boat que chegou a ser suspensa por causa do mau tempo voltou a funcionar nesta quinta-feira (11). A Michele e o marido vieram de Curitiba para o litoral a trabalho. Quando a chuva forte começou eles estavam na fila pra entrar na balsa. Por segurança, decidiram passar a noite em Caiobá na casa de um amigo.

“Parecia cena de filme. Na hora eu mandei mensagem para meus filhos dizendo que o mar ia subir. Por sorte, um caminhoneiro conseguiu tirar um pouco do veículo e nós conseguimos sair da ponte”, contou a dona de casa, Michele Cristina Taborda.

As regiões mais afetadas em Guaratuba foram Brejatuba, Coroados, Nereidas e parte da área central. Aproximadamente 100 famílias foram afetadas de alguma forma e três famílias ficaram desabrigadas. As aulas foram suspensas na rede estadual e municipal e devem retornar na sexta-feira (12). Só na rede municipal, são 5.724 alunos afetados.

“A equipe de obras da Secretaria de Educação fez uma avaliação em todas as unidades para entender quais são os reparos essenciais para retornarmos com as atividades”, informou a secretária de educação, Fernanda Monteiro. 

(Foto: Otaniel Silva / RICtv)

11 ago 2022, às 14h14. Atualizado às 14h17.
Mostrar próximo post
Carregando