Clima e Tempo

Ciclone na Região Sul do Brasil pode se tornar um furacão? Entenda

Nas redes sociais, algumas pessoas já informaram que foram dispensadas de aulas e compromissos devido a ameaça

Eduardo
Eduardo Igor / Produtor com informações do Inmet e do portal MetSul
Ciclone na Região Sul do Brasil pode se tornar um furacão? Entenda
Foto: Reprodução/MetSul

17 de maio de 2022 - 08:35 - Atualizado em 17 de maio de 2022 - 08:35

O ciclone subtropical previsto para atingir a região Sul do país, a partir desta terça-feira (17), tem preocupado os moradores da região. O fenômeno, que pode provocar ventos de 100 km/h deve passar por Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nas redes sociais, algumas pessoas já informaram que foram dispensadas de aulas e compromissos devido a ameaça. “Acordar como? com tudo cancelado/parado pq ta com alerta de ciclone”. “Aula suspensa por causa do ciclone/furacão”, escreveram alguns usuários.

Furacão no Sul?

Logo as pessoas começaram a se preocupar com a possibilidade do ciclone se transformar em furacão. Mas será que isso pode acontecer?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional do RS, o risco não está descartado. O fenômeno subiu de categoria nas últimas horas e os ventos podem passar de 100km/h em algumas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Tecnicamente, para ser considerado um furacão, os ventos precisam ultrapassar 120 km/h. Em um dos alertas, o portal MetSul meteorologia, destaca que “um ciclone de trajetória incomum e rara intensidade com rajadas de vento extremamente fortes e mesmo destrutivas podem atingir força de furacão em alguns pontos com velocidade acima de 100 km/h em diversas localidades e superiores a 120 km/h em parte do Leste gaúcho”.