Clima e Tempo

Chuva e ventos fortes prejudicam mais uma vez o abastecimento de água e luz

Mais de 200 técnicos e eletricistas estão trabalhando para a recomposição da rede de energia nas regiões Oeste e Sudoeste

Aline
Aline Cristina / Repórter com assessoria
Chuva e ventos fortes prejudicam mais uma vez o abastecimento de água e luz
(Foto: Aline Cristina)

29 de novembro de 2021 - 11:53 - Atualizado em 29 de novembro de 2021 - 11:53

Mais uma vez a chuva acompanhada de ventos fortes que passaram dos 90 km/h, chegou no Oeste e Sudoeste do Paraná no domingo (28). O resultado foi a falta de água e luz em algumas cidades.

Os municípios de Braganey e Santa Lúcia estão com falta de água em todas as regiões pela falta de energia nas unidades de produção e distribuição de água. A falta de energia afeta também o abastecimento no distrito de Ouro Verde do Piquiri, em Corbélia.

Na região de Foz do Iguaçu os sistemas afetados pela falta de energia são os distritos de Jacutinga, em Itaipulândia, e Jardinópolis, em Serranópolis do Iguaçu. Ainda não há previsão para retomada da energia e nem para a normalização do abastecimento.

O sistema de Itaipulandia está operando com gerador desde o início da manhã e o abastecimento está sendo mantido regularmente. Em Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu a energia foi restabelecida e, nesta segunda-feira (29), o abastecimento está normalizado nas duas cidades.

Na cidade de Toledo dois dos poços que abastecem a cidade estão sem energia. Porém não falta água. Estão sendo feitas manobras para garantir o abastecimento em todas as regiões.

Energia

Mais de 200 técnicos e eletricistas estão trabalhando para a recomposição da rede de energia nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado, segundo a assessoria da Copel.

Os municípios mais afetados foram Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão, Pato Branco e os do entorno de Pato Branco. Os estragos causados pelos raios e ventos fortes chegaram a interromper o fornecimento de energia a 343 mil domicílios em todo o Paraná, sendo 291 mil somente nas regiões Oeste e Sudoeste.

Em todo o Estado, restam no momento 36,2 mil domicílios sem energia. Destes, 34,5 mil estão nas regiões Oeste e Sudoeste. Em Foz do Iguaçu, 3,7 mil imóveis estão sem energia, em Francisco Beltrão são 2,3 mil unidades consumidoras sem energia, em Pato Branco, 3,7 mil imóveis e em Cascavel, 2,1 mil domicílios.

A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!