Clima e Tempo

Paraná tem alerta para tempestade e ventos de até 100 km nesta quinta-feira

A previsão conta com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

Leonardo
Leonardo Pedrollo Com supervisão de Larissa Ilaídes
Paraná tem alerta para tempestade e ventos de até 100 km nesta quinta-feira
Foto: Pixabay

14 de outubro de 2020 - 16:01 - Atualizado em 14 de outubro de 2020 - 16:01

Depois de uma forte onda de calor, a previsão é de tempestade para quinta-feira (15). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável no estado, por causa da intensificação das áreas de instabilidade atmosférica associadas à passagem de uma frente fria.

A previsão é de tempestades a qualquer hora do dia, de moderada intensidade, que podem vir acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos fortes, de até 100 km/hora.

O alerta foi emitido nesta quarta-feira (14), risco de ventos intensos, queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos podem ocorrer nestas áreas: Região Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Planalto Norte Catarinense.

“Alerta laranja representa situação meteorológica perigosa, seja vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Siga os conselhos das autoridades e prepare-se para tomar uma ação de emergência se necessário.” Orientações da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

Ações recomendadas em caso de fortes tempestades:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para saber se a sua cidade pode ser atingida confira no link do Centro Virtual para avisos de Eventos meteorológicos severos para o Sul da América do Sul.

Essa e outras notícias do tempo você encontra no RIC Mais.