Clima e Tempo

Fumaça em Maringá está vindo do Pantanal segundo Simepar: Especialistas recomendam beber muita água

Com a chegada da fumaça e a umidade do ar baixa, muitos problemas de saúde, principalmente os respiratórios, ficam mais recorrentes

Gabriel
Gabriel Trevisan Com informações da RIC Record TV de Maringá
Fumaça em Maringá está vindo do Pantanal segundo Simepar: Especialistas recomendam beber muita água
Foto: Defesa Civil

15 de setembro de 2020 - 17:48 - Atualizado em 15 de setembro de 2020 - 17:48

Meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmaram que a fumaça das queimadas do Pantanal está chegando em algumas partes do norte e noroeste do Paraná. Com a chegada da fumaça e a umidade do ar baixa, muitos problemas de saúde, principalmente os respiratórios, ficam mais recorrentes.

Olhando para os céu a fumaça até parece neblina. Mesmo com o sol, os prédios ficaram escuros e o dia mais cinza. O efeito da fumaça que invadiu o céu do Paraná nos últimos dias é causado por jatos de baixos níveis, que são correntes de ventos há mais ou menos 1,4 km de altitude. São eles os responsáveis por dispersarem a fumaça das queimadas ao longo do Estado.

Além da aparência cinza, a fumaça que vem do Pantanal carrega componentes poluentes que podem agravar, ou promover, crises respiratórias. Para isso, especialistas alertam alguns cuidados.

Um dos mais importantes é manter o corpo hidratado. Portanto, beba bastante água. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo.

Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos também ajuda para evitar o ressecamento. Outros cuidados como evitar praticar exercícios físicos entre 10h e 16 h e usar produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo também são recomendados por especialistas.