por Maria Eduarda Paloco
com informações de Prefeitura Municipal de Londrina e supervisão de Giselle Ulbrich

Londrina, no Norte do Paraná, recebe, nesta sexta-feira (19), o 1º cinema de energia solar do Brasil, o CineSolar. O projeto promove um cinema itinerante sustentável, que vai apresentar curta metragens nacionais e o filme “Rio 2”. A exibição acontece a partir das 18h, na Praça Valdemir de Brito. O projeto mantém o CineSolarzinho, que tem como objetivo exibir filmes infantis, além disso, promove oficinas sobre práticas sustentáveis.

Caso chova, o evento será realizado no interior da Vila Cultural Flapt, na Rua Lino Sachetin, 498. A apresentação é gratuita e contará com distribuição de pipocas, sem custo.

A iniciativa funciona por meio de duas vans, chamadas de “Tupã” e “Muhara”. Os veículos são adaptados com placas fotovoltaicas, e também armazenam energia, garantindo até 20h de autonomia.

No total, os veículos levam 220 cadeiras e banquetas. Além disso, carregam todo o sistema de som e transmissão para exibir os filmes.

“Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga. Tudo fica acessível e as crianças adoram,

conta a idealizadora do projeto, Cynthia Alario.

Uma das ideias principais do CineSolar é que o público entenda de forma descontraída como a luz do sol é transformada em energia solar. O evento desta sexta-feira (19) contará com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

17 ago 2022, às 19h54.
Mostrar próximo post
Carregando