por Isadora Deip
com informações da Prefeitura de Curitiba e supervisão de Ederson Hising

A 11 ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, um dos mais importantes eventos voltados à sétima arte do Brasil, volta este ano ao formato presencial, com parte da programação online. O festival começou na quarta-feira (1º) e vai até o dia 9 de junho.

A cerimônia de abertura ocorreu no Cine Passeio e no Teatro da Vila, com a exibição do longa Vai e Vem, produção das cineastas Chica Barbosa e Fernanda Pessoa que será lançada nos cinemas em 2023. 

Ao longo do festival, cerca de 100 produções nacionais e de várias partes do mundo vão rodar nas telas da cidade, 70 delas nos cinemas da Prefeitura de Curitiba, uma das apoiadoras do evento. Os filmes foram selecionados por meio de uma curadoria especial.

A Cinemateca também receberá os filmes do Olhar de Cinema, exibindo 40 produções de diversos países a partir desta quinta-feira (2).

Para o coordenador-geral do evento, Antonio Gonçalves Junior, o festival é a melhor oportunidade de os curitibanos conferirem o que está sendo produzido de qualidade no mundo todo e que, na maioria das vezes, não chega nas salas de cinema.

“O Olhar de Cinema é um festival que tem como objetivo desde 2012 exibir filmes de todo o mundo, filmes independentes e muitos que, raramente, ou quase nunca, chegam as salas de cinema. Aí acaba que existe uma produção mundial extremamente interessante, bastante rica, com olhares diferentes, temáticas super pertinentes, que acabam não tendo espaço dentro do circuito comercial. Então nós trazemos, durante esses nove dias de festival, esse panorama de filmes do mundo inteiro, sendo representado por mais de 40 países, com mais de 100 produções”,

explica Antonio.

Onde assistir?

  • Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)
  • Cinemark do Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro)
  • Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcati, 1174 – São Francisco)
  • Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)
  • Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC)

Haverá ainda exibições online, que ocorrerão de 7 a 9 de junho no site do Olhar de Cinema. Dentro do período, basta verificar a lista de produções disponíveis online no próprio site e fazer a locação da sessão no valor de R$ 6.

10 mostras participantes

O 11º Olhar de Cinema está dividido em 10 mostras participantes, cada uma com uma temática, sendo elas: Olhar Respectivo, Olhares Clássicos, Mostra Foco, Pequenos Olhares, Exibições especiais, Mostra Competitiva, Novos Olhares, Outros Olhares, Mirada Paranaense e Olhares Brasil. 

“São várias mostras para que o público aproveite, veja e sinta o que foi proposto, interaja, se emocione, goste, critique, viva a experiência que o cinema proporciona. O Olhar de Cinema é uma imersão de nove dias no cinema mundial aqui mesmo na nossa cidade de Curitiba”,

finaliza o coordenador-geral do Olhar de Cinema

Serviço11º Olhar de Cinema

  • Data: 1º a 9 de junho de 2022
  • Site oficialwww.olhardecinema.com.br
  • Redes sociaisInstagram | Facebook | Twitter
  • Patrocínio: Sanepar, Compagas, Copel, Uninter e Peroxidos do Brasil
  • Apoio: Grupo Servopa, EBANX e Tintas Verginia
  • Apoio Cultural: Projeto Paradiso
  • Produção: Grafo
Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.

2 jun 2022, às 16h46.
Mostrar próximo post
Carregando