Cinema

Cine Passeio exibe filme ‘perdido’ do Zé do Caixão pela primeira vez no Brasil

Material do filme foi encontrado em um saco de lixo no apartamento do cineasta, em São Paulo

Isadora
Isadora Deip / Estagiária com informações da Prefeitura de Curitiba e supervisão de Giselle Ulbrich
Cine Passeio exibe filme ‘perdido’ do Zé do Caixão pela primeira vez no Brasil
(Foto: Divulgação)

10 de maio de 2022 - 20:52 - Atualizado em 10 de maio de 2022 - 20:52

O Cine Passeio, em Curitiba, exibirá pela primeira vez e com exclusividade no cinema a cópia digital do filme “A Praga”, do cineasta José Mojica Marins, conhecido como “Zé do Caixão” e considerado o “pai” do cinema de horror brasileiro. A sessão acontecerá na sexta-feira (13).

Os ingressos estão à venda pelo site ingresso.com e na bilheteria do Cine Passeio.

Produzido em 1980, o filme não foi concluído na época por falta de recursos e até 2007 era tido como perdido. Depois de ter sido encontrado em um saco de lixo dentro do apartamento do cineasta em São Paulo, o material foi resgatado, restaurado e remasterizado pela Heco Produções, do produtor cinematográfico Eugenio Puppo.

“É uma oportunidade única de assistir a essa raridade em uma sala de cinema. O Cine Passeio é o único do país a oferecer essa oportunidade aos fãs do mestre do horror nacional”,

destaca a gerente do cinema, Juliana Pedrozo. 

O filme, que é uma média-metragem de 52 minutos, conta a história de um jovem casal – Juvenal e Marina – que no feriado de Sexta-Feira Santa decide passear por uma região rural para tirar fotos. O casal acaba se deparando com uma velha exótica, que Juvenal começa a fotografar, enquanto debocha dela, chamando-a de bruxa.

A velha, então, joga uma praga no rapaz, que passa a ser atormentado por terríveis pesadelos, torna-se irritadiço e violento e acaba afundando em um processo de loucura e paranoia.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o filme representa uma importante adição à obra de José Mojica Marins, preenchendo uma lacuna na filmografia de um dos mais relevantes cineastas do país.

A Última Praga de Mojica

Após a exibição do filme, o Cine Passeio rodará um pequeno documentário: “A Última Praga de Mojica”. Com 12 minutos, o material esmiúça o único filme inédito do mestre do horror brasileiro, conhecido até então apenas através de trechos de making-off, depoimentos, cenas da filmagem original e imagens da história em quadrinhos que originou o filme.

No sábado (14), às 10 horas, haverá um bate-papo virtual sobre o Zé do Caixão, mediado por Marden Machado, com o jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda e o professor Rodolfo Stancki. O bate-papo é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site do Cine Passeio.

Serviço

Endereço: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410)

Sessão da meia-noite especial
A Praga – de José Mojica Marins
Dia:
sexta-feira (13/5), às 23h
Venda de ingressos:
Site Ingresso.com e bilheteria do Cine Passeio
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Bate-papo virtual sobre Zé do Caixão
Dia:
Sábado, 14/5, 10h
Grátis
Inscrições

Cine Passeio exibe filme perdido de Zé do Caixão pela primeira vez no país.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)
Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.