Bichos

Saiba como evitar o hábito do gato fazer xixi para marcar território

Pauline
Pauline Machado / Canal de Estimação Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Saiba como evitar o hábito do gato fazer xixi para marcar território

5 de janeiro de 2022 - 00:30 - Atualizado em 5 de janeiro de 2022 - 20:43

Ao olhar para um gato doméstico superfofinho é difícil acreditar, mas esse pet, na verdade, é uma fera! Estudos mostram que os bichanos ainda mantêm muito de seu comportamento selvagem, e parte desse comportamento se mostra no gato marcando território

Você consegue identificar quando o felino está marcando território? Sabe como evitar esse hábito territorialista dos gatos? Para que você tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto, preparamos um guia completo sobre esse hábito do pet! É só continuar a leitura!

Por que gatos são territorialistas?

Por mais que seu filho de quatro patas ganhe todos os dias a ração preferida dele sem fazer o menor esforço, não há como escapar: gatos são caçadores natos. Para os felinos domésticos, a vida continua seguindo a lei da selva! “Por isso os bichanos são tão territorialistas”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Flávia Trevisan. É um comportamento que eles trouxeram da natureza e que permanece até hoje.

Ao manter o território livre de ameaças, o gato acredita ser o rei daquele espaço, assim, tem todo alimento e conforto para si. “Na cabeça dos gatos, ao evitar invasores, eles eliminam a concorrência por comida. Dessa forma, garantem a sobrevivência”, completa a especialista. 

Como gato marca território? 

Então os tutores de gatos precisam basicamente domar uma pequena fera em sua casa. Assim, a pergunta que fica é: como perceber o gato marcando território? 

“As principais marcações se dão por jatos de urina”, explica a Dra. Flávia. Se você notar que o gato está fazendo xixi em todo lugar ou apresentando uma mudança em sua rotina, pode desconfiar: seu filho de quatro patas está marcando território. 

Mas atenção! É importante identificar a diferença entre uma atitude territorialista, um problema urinário ou mesmo uma simples ida ao banheiro. Quando está marcando território, o gato geralmente fica borrifando urina em diversos pontos da casa.

Não é um xixi comum, mas pequenos jatos espalhados pelos cantos e objetos. Caso isso aconteça, talvez seja hora entender o comportamento do bichano.  

Por que meu gato faz xixi no lugar errado?

É importante compreender que certos aspectos do comportamento dos gatos são naturais e dificilmente serão modificados. O lado selvagem e independente dos bichanos faz parte do charme da espécie. Porém, com o gato marcando território de forma excessiva, talvez seja necessário prestar mais atenção ao assunto. 

“Situações de estresse ou ameaça podem levar o pet a esse comportamento”, explica a Dra. Flávia. Geralmente, esses cenários envolvem a adoção de outro pet, um membro novo na família ou uma mudança de casa.

Se você se pergunta se o gato castrado marca território, dependendo dos acontecimentos na vida do bichano, a resposta é sim. Mesmo depois da castração, alguns felinos não deixam o costume de lado e podem até mesmo readquiri-lo depois de um tempo sem apresentá-lo.

Se o comportamento começou de forma repentina, tente identificar o que mudou na rotina do bichano. Alterações na dieta ou até mesmo uma nova caixinha de areia podem desencadear um comportamento territorialista em seu amigo peludo. 

Como evitar a marcação de território?

Apesar de o comportamento territorialista fazer parte da natureza dos bichanos, ele pode ser bastante indesejado e causar problemas dentro de casa. Por isso, muitos tutores se perguntam como fazer o gato parar de marcar território.

O primeiro ponto de como fazer o gato parar de urinar no lugar errado é entender o motivo do comportamento indesejado: houve alguma mudança recente? O pet está se sentindo ameaçado? 

Dessa forma, é possível agir na raiz do problema, evitando mais situações de estresse para o bichano e, assim, diminuindo o instinto dele de fazer a marcação de território.

Porém, para uma ação ainda mais eficaz, o recomendado é utilizar repelente para gatos que marcam território. Em pet shops bem equipados, como a Petz, é fácil encontrar diversos itens que podem auxiliar no processo de educar seu filho de quatro patas. 

“Há também produtos que ajudam a acalmar o pet, como feromônios e florais”, complementa a Dra. Flávia. De acordo com a especialista, esses itens podem ser de grande auxílio em momentos de mudanças. 

Atenção aos sinais

Se o seu gato faz xixi no lugar errado muito constantemente, é possível que ele esteja enfrentando um problema fisiológico ou psicológico. Por isso, se esse for um comportamento duradouro no seu amigo de quatro patas, leve-o para uma visita ao médico-veterinário.

Assim, você assegura que o seu bichinho não está passando por um problema de saúde e pode recorrer à ajuda do profissional para deixar o comportamento de gato marcando território de lado.

Fonte: Petz