Bichos

Moradores flagram cachorros presos sem água e sem comida na Grande Curitiba

De acordo com vizinhos, animais foram abandonados pelos donos que se mudaram dos locais

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Moradores flagram cachorros presos sem água e sem comida na Grande Curitiba
(Foto: Arquivo pessoal)

20 de janeiro de 2022 - 11:43 - Atualizado em 20 de janeiro de 2022 - 11:46

Moradores dos bairros Sítio Cercado, em Curitiba, e Mauá, em Colombo, na região metropolitana da capital, pedem ajuda para resgatar dois cães que estão presos sem alimentação. Segundo os vizinhos, os animais foram abandonados por antigos moradores e estão sobrevivendo graças a ajuda da população.

Pitbull abandonado em Colombo

Uma família de Colombo entrou em contato com o RIC Mais para relatar o abandono de um cachorro da raça Pitbull, na rua Remaldo Dambyski, no bairro Mauá. Segundo o relato, o animal está preso a uma corrente, próximo ao portão de uma residência que é alugada. 

Os vizinhos contaram que o cachorro era cuidado por um homem, de aproximadamente 30 anos. Entretanto, durante as festas de final de ano, o animal ficou sozinho no imóvel e os moradores alimentaram o cachorro pela primeira vez. Já no início de janeiro, o inquilino retornou para a casa, porém, carregou os móveis em um caminhão e deixou o local.

O cão permaneceu preso, sozinho no imóvel, e atualmente sobrevive graças a ajuda de vizinhos

“Conseguimos subir e colocamos uma lona entre o muro e um poste, como se fosse uma casinha. Mas está super quente, ele deve estar passando muito calor […] Eu estou pedindo doação de ração para darmos. Nós não temos cachorro e nem condições no momento. Eu consegui um saco de ração no mercado, de doação, e estamos se virando por enquanto”,

relatou uma moradora.

O animal da raça Pitbull é bastante agressivo e, por isso, dificulta que pessoas ajudem na alimentação. Uma vizinha contou que coloca ração em uma sacola e arremessa pelo muro, mas, às vezes, o cachorro não consegue pegar, pois está preso em uma corrente.

Cachorro trancado em Curitiba

Já no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, moradores relatam que uma família abandonou um cachorro dentro de uma casa alugada, na rua Ana Biscaia de Andrade. Os moradores informaram que a residência fica em um terreno com outras casas, porém, os inquilinos arrumaram a mudança há cerca de 15 dias e não levaram o cachorro.

Uma vizinha contou que o animal é bastante agressivo e, quando a família morava no local, mantinha ele preso em uma sala. Há cerca de uma semana, os antigos moradores voltaram ao endereço e soltaram o cachorro para que ele pudesse acessar todos os ambientes do imóvel, entretanto, o cão permanece sem comida e sem água.

No registro dos moradores é possível ver o animal preso na residência com bastante sujeira. Os vizinhos contaram que diariamente jogam alimentação pela janela, pois é muito difícil se aproximar.

(Foto: Arquivo pessoal)

Denúncia

Os moradores relataram que já procuraram ajuda em ONGs para resgatar os animais. Porém, as organizações relataram que precisam de um local para destinar os cães. 

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil do Paraná (PCPR), informou que não recebeu denúncia sobre nenhum dos casos. Além disso, o delegado Matheus Laiola pediu para que casos sejam denunciados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA)

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.