Bichos

Existe remédio caseiro para gato com problema renal?

Pauline
Pauline Machado / Canal de Estimação Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Existe remédio caseiro para gato com problema renal?

26 de janeiro de 2022 - 00:23 - Atualizado em 26 de janeiro de 2022 - 18:24

As doenças no aparelho urinário estão entre as mais comuns em felinos. Por isso é comum que os tutores busquem opções de remédio caseiro para gato com problema renal, na bexiga e demais órgãos.

Continue a leitura e saiba mais sobre insuficiência renal em gatos, tratamentos caseiros e dicas importantes para cuidar do seu pet. E então, vamos lá?!

Doenças do aparelho urinário do gato

Entre as doenças mais comuns em gatos está a insuficiência renal, que compromete o funcionamento desse importante órgão do trato urinário. Os rins são responsáveis por retirar as impurezas do sangue e descartá-las junto com a urina. Porém, os nossos amigos de bigodes podem apresentar uma grande quantidade de outras enfermidades, como a cistite idiopática felina, entre outras doenças no sistema urinário.

O aparelho urinário do felino é formado por órgãos, como os rins, a bexiga e os ureteres. Contudo, infecções e doenças nessa região comprometem o funcionamento de todo o organismo do animal.

Vamos conhecer mais sobre a insuficiência renal em gatos?

Insuficiência renal em gatos: causas e sintomas

O gato com problema renal pode ter dois tipos da doença: IRA e IRC. IRA é a sigla para insuficiência renal aguda, enquanto IRC significa insuficiência renal crônica.

A doença renal aguda resulta na perda brusca da função renal e, apesar de grave, pode ser reversível. Já na doença renal crônica ocorre a redução no número de néfrons e, infelizmente, ela não tem cura. Sendo assim, animais com essa condição devem receber tratamento e acompanhamento por toda a vida.

Os gatos possuem quase duas vezes menos néfrons do que os cães, e isso aumenta a propensão à doença renal.

Entre as principais causas para a condição, estão:

  • idade avançada;
  • câncer;
  • ingestão de alimentos tóxicos;
  • pedras nos rins;
  • baixo consumo de água;
  • alto consumo de proteína e fósforo.

Existem muitos sintomas que podem indicar a doença, entre eles, estão: perda de peso, diarreia, vômito, prostração e desidratação.

Portanto, caso perceba qualquer alteração no seu pet, procure um médico-veterinário.

Qual é o melhor remédio caseiro para gato com problema renal?

Já sabemos quais são as causas e os principais sintomas da insuficiência renal em felinos, certo? Então agora chegou a hora de conhecer o remédio caseiro para gato com problema renal!

Na verdade, o melhor tratamento de rins para gatos pode ser indicado exclusivamente pelo seu médico-veterinário de confiança. Afinal, fazer o acompanhamento com um profissional é fundamental para avaliar os melhores remédios para gato com problema renal. Além disso, é o especialista quem poderá dizer se será necessária a realização de fluidoterapia e quais condutas o tutor deve adotar com o pet.

Apesar de não existir um remédio caseiro para gato com problema renal seguro, existem mudanças na rotina que fazem parte do tratamento. O aumento no consumo de líquidos está entre elas, mas há muitas outras. E então, vamos conhecer outras maneiras de ajudar o seu pet?

Confira as dicas para cuidar de um gato com insuficiência renal!

  1. Aumente o consumo de água oferecendo sachês de ração úmida e investindo em uma fonte de água.
  2. Verifique se a caixa de areia é adequada para o tamanho do animal e mantenha o substrato sempre limpo. Dessa forma você não desestimula o pet a fazer xixi.
  3. Leve seu gato ao médico-veterinário a cada 6 meses.
  4. Caso a insuficiência renal seja diagnosticada, não ofereça alimentos feitos para humanos, petiscos para gatos e rações convencionais. Para isso, converse com seu veterinário sobre a substituição por ração renal.
  5. Não administre remédios caseiros para gato com problema renal. Lembre-se de que apenas um profissional pode cuidar do seu bichinho.

Agora você já sabe tudo sobre como cuidar do seu gatinho com problema renal!

Fonte: Cobasi